quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Uma nova crise cubana? Moscou considera base militar em Cuba

A resposta de Moscou aos planos de Trump de abandonar o tratado INF poderia ser a instalação de bases militares em Cuba, disse o chefe do comitê de defesa da Duma. Ele também previu "uma nova crise cubana" se os EUA e a Rússia não chegarem a um acordo.

Os EUA planejam se afastar do importante tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) que remonta a Guerra Fria, e a resposta da Rússia pode se pautar no espírito da época, com a reativação de instalações militares em Cuba. Isso está de acordo com Vladimir Shamanov, o chefe do comitê de defesa da Duma e ex-comandante das tropas aerotransportadas.

De fato, o governo cubano deve permitir que os militares russos voltem, e isso é mais uma atitude política do que uma questão de defesa, especulou Shamanov.

"A avaliação deste cenário está em andamento e as propostas de políticas virão a seguir" , disse ele à uma agência de notícias sem dar mais detalhes.

Esta questão pode ser levantada quando o novo presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, visitar a Rússia no início de novembro. Diaz-Canel, um novo rosto do Partido Comunista Cubano, está cauteloso com a presença militar estrangeira. "Cuba tem seus próprios interesses e foi prejudicada pelas sanções dos EUA" , acrescentou.

Anteriormente, o general aposentado pediu a Moscou e Washington que chegassem a um acordo e voltassem à reconciliação. 

"Se não pararmos agora e não falarmos, poderemos criar condições similares àquelas que levaram à crise cubana", disse Shamanov.


A crise dos mísseis cubanos foi um grande confronto que levou os Estados Unidos e a União Soviética à beira da guerra nuclear no início dos anos 60. Durante o impasse, Moscou instalou mísseis nucleares soviéticos em Cuba, uma resposta à instalação de mísseis americanos de classe similar na Turquia.

Ao longo da Guerra Fria, a Rússia operou uma instalação de inteligência de sinais em Lourdes, Cuba. Inaugurado em 1967, dizia-se que era a maior estação de escuta soviética no exterior, com 3.000 funcionários dirigindo a instalação. Após o colapso da União Soviética, a base de Lourdes foi reduzida, mas continuou operando até 2001, quando parou todas as operações.

Restaurar a presença militar da Rússia em Cuba faria muito sentido, disse Viktor Murakhovsky. Ele disse que a reativação da base de Lourdes não deveria exigir fundos substanciais, mas permitiria a coleta de "informações interessantes sobre o vizinho de Cuba". Ele observou, no entanto: "Os tempos em que colocamos mísseis em Cuba não voltarão".

Konstantin Sivkov, outro especialista militar e oficial aposentado da Marinha, discordou, afirmando que é improvável que os militares russos retornem à ilha. “Na década de 60 fomos forçados a tomar essa decisão de implantar mísseis em Cuba porque não tínhamos mísseis balísticos intercontinentais suficientes. Agora nós temos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, causou grande impacto no início de outubro, quando prometeu se retirar do tratado INF, citando o argumento que a "Rússia violou os acordos" . A Rússia retrucou afirmando que os EUA haviam violado o importante acordo ao implantar interceptadores de mísseis terrestres na Europa Oriental.

O então presidente dos EUA, Ronald Reagan, e o líder soviético Mikhail Gorbachev assinaram o acordo em 1987 e entraram em vigor no ano seguinte. Esta foi a primeira vez na história que as duas superpotências concordaram em desmantelar toda a classe de mísseis balísticos e concederam inspeções mútuas.

O próprio Gorbachev recentemente atacou Trump, cujo objetivo, segundo ele, era libertar os EUA "de quaisquer obrigações, quaisquer restrições, e não apenas em relação aos mísseis nucleares".

O primeiro e único presidente soviético disse em um artigo de opinião para o New York Times que uma nova corrida armamentista continua e pediu à Rússia que tome "uma posição firme, mas equilibrada".

GBN News - A informação começa aqui
Com agências internacionais
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger