quinta-feira, 22 de março de 2018

F-15 saudita é atacado com míssil terra-ar no Iêmen

Uma aeronave F-15 da Real Força Aérea Saudita (RSAF) foi “interceptado” por um míssil enquanto sobrevoava o norte do Iêmen na última quarta-feira (21), porém, segundo o porta-voz da coalizão liderada pelos sauditas, o coronel Turki al-Maliki, a aeronave teria conseguido cumprir a missão e retornar em segurança á sua base.

Segundo comunicado, teria sido usado mais uma vez um míssil ar-ar adaptado para lançamento a partir do solo, o lançamento teria partido do aeroporto de Sadah às 15h48 (hora local), mas o piloto do F-15 teria conseguido de livrar da ameaça e retornar em segurança.

O grupo rebelde Houthis teria liberado imagens do lançamento do míssil ar-ar R-27T a partir de uma plataforma improvisada no solo, a imagem mostra o momento que a aeronave é atingida pelo míssil, porém, a mesma segue o voo deixando um rastro de fumaça.

Os Houthis estão adaptando mísseis R-27T oriundos do arsenal Iemenita, sendo misseis guiados por IR originalmente empregados em combate ar-ar pelas aeronaves MIG-29 da força aérea daquele país. Há informações que desde o final de 2017 os Houthis vem empregando mísseis R-27 adaptados como sistemas de defesa aérea (SAM).

Os sauditas acusam o Irã de fornecer apoio ao grupo rebelde, onde segundo a coalizão, estariam fornecendo armas e suporte técnico para concepção de sistema como a adaptação dos mísseis ar-ar para emprego terra-ar. Lembrando que o Iêmen não possuía capacidades de defesa aérea do tipo anterior a 2017.

GBN News - A informação começa aqui
com agências


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger