segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Situação atual dos equipamentos bélicos da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil



Aeronáutica

A frota atual

Mirage 2000
Frota de 12 aeronaves, sendo que duas já foram retiradas de voo. As outras 10 precisam ser desativadas entre 2014 e 2015.

F-5E/F
Frota de 57 aeronaves, sendo que 47 encontram-se em processo de modernização, com término previsto para 2012. Onze unidades compradas da Jordânia devem passar por modificações ainda este ano. A previsão de desativação é até 2025.

A-1 (AMX)
A frota é de 54 aeronaves, sendo que 43 precisam passar por processos de modernização na Embraer para operarem. O programa foi afetado pelo cortes no Orçamento anunciados no início do ano.

Boeing KC-137 Stratoliner
Divide com outros modelos, como o Hércules, a responsabilidade pelo reabastecimento em voo das aeronaves de ataque e caça da FAB. Vida útil termina em 2014.

Atualizações previstas

Caças
O Plano de Defesa prevê a compra de 36 aeronaves ao custo de R$ 10 bilhões, devendo estender a aquisição para até 120 unidades em 20 anos.

A-29 (Super-Tucano)
A encomenda é para a formação da frota com 99 aeronaves, sendo que 78 já foram entregues.

Embraer KC-390
Avião de transporte, teve 28 unidades encomendadas à Embraer. O projeto foi imediatamente afetado pelos cortes orçamentários.

Contingente
Ampliação do corpo de militares de 67.442 para 80.937 até 2030.


Marinha

Esquadra atual

Submarinos classe Tikuna
Frota de uma embarcação, movida à energia diesel-elétrica, precisa passar por modernização.

Submarinos classe Tupi
Frota de quatro embarcações, movida à energia diesel-elétrica, precisam passar por modernização

Porta Aviões São Paulo
Passa ainda por um extenso processo de modernização que se arrasta por anos.

Caças Skyhawk
Os AF-1 estão sendo modernizados pela Embraer, assim a aeronave terá suas capacidades de combate atualizadas e a vida útil extendida.

Atualização prevista

Submarinos convencionais
Frota de quatro embarcações modelo Scorpène movida à energia diesel-elétrica.
A primeira seria entregue em 2015, mas o prazo deve ser adiado.

Submarino nuclear
Frota de uma embarcação modelo Scorpène, construída com reator brasileiro em casco de tecnologia francesa. Início das obras previsto para 2016 e conclusão para 2022.
A Marinha ainda ambiciona construir mais três embarcações até 2047.

Fragatas
Ainda sem definição, a Marinha esta estudando as opções para ampliar sua esquadra e moderniza-la, pois grande parte de sua esquadra esta obsoleto e no fim de sua vida operacional.

Contingente
Ampliação do corpo de militares de 59 mil para 80.507 até 2030.

Fonte: Correio Braziliense com adições do GeoPolítica Brasil


Nota do Blog: Convido a todos a comentarem sua opinião sobre a modernização da FAB e MB, vamos discutir este tema tão importante e que tem sido tratado marginalmente pelo governo.
Share this article :

5 comentários:

  1. A situação das nossas FA estão pior que eu pensava. Se formos levar em conta somente o efetivo que se encontra operacional temos o que? Uns 20% de nossa capacidade total? Soma-se a isso eternas modernizacoes que constantemente tem seus prazos adiados. 120 avioes de combate em 20 anos?? Precisavamos desse número já operacional desde ontem! Como o Brasil quer se projetar no cenário mundial se mal consegue defender suas próprias fronteiras? Precisamos mudar urgentemente essa mentalidade de defesa sempre em segundo plano e correr atras do prejuízo. Com uma folha de pagamento de mais de 1 bilhão de reais anuais só com nossos deputados federais fica dificil engolir essa história de falta de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Angelo eu concordo com nosso amigo r22, o Brasil precisa para e analisar o que realmente quer, se quer ser grande e respeitado, além de próspero, devera investir em defesa. Caso contrário vamos continuar sendo uma nação periférica e sem muita expressividade.

    Político tem que custar menos, pois são a classe que menos trabalha no Brasil, e fora os milhões desperdiçados com regalias e bilhões desviados dos cofres públicos. nosso país precisa despertar realmente, deixando de lado o berço esplêndido no qual tem adormecido por décadas

    ResponderExcluir
  3. Proteger o que?
    Eles já venderam nosso país, e estão pedindo cidadania no exterior, para quando o povo acordar, porém recebendo bolsa familia e continuando ignorante, dificilmente acordaremos, e quando acontecer, espero que não seja tarde.

    ResponderExcluir
  4. CONFORME DOCUMENTARIO FEITO PELOS MEXICANOS, O BRASIL CORRE RISCO DE PERDER PARTE DO SEU TERITORIO NO FUTURO, OS AMERICANOS JA INSTALARAM UMA BASE MILITAR NO PARAGUAI E BEM EM CIMA DA DIVISA COM FOZ DO IGUACU (USINA DE ITAIPU) E TAMBEM AONDE ESTA A MAIR RESERVA DE AGUA POTAVEL DO MUNDO QUE E O `AQUIFERO GUARANI". JA HA INDICIOS DE PESSOAS QUE DISSERAM TER VISTO OS AMERICANOS ANDANDO COM SEUS BOTES NO RIO IGUACU MUITO PERTO DA DIVISA COM O BRASIL. SEM FALAR NAS 7 BASES MILITARES QUE ESTAO INSTALANDO NA COLOMBIA QUE PELO QUE PARECE NAO E MUITO DISTANTE DA VENEZUELA QUE E O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE PETROLEO DO MUNDO E AGORA PARA AJUDAR O BRASIL COM O PRE-SAL ESTA DESPERTANDO O INTERESSE DOS AMERICANOS AINDA MAIS PELO CONTINENTE SUL-AMERICANO.
    EU ACHARIA MUITO BOM QUE O BRASIL PERDESSE MUITO TERRITORIO PARA VER SE TOMA VERGONHA NA CARA E PASSEM A ALOCAR MELHOR OS RECURSOS DO PAIS E REFORCE URGENTE A FROTA DE AVIOS DE CACA, TANQUES, PORTA AVIOES E SUBMARINOS NUCLEAR.

    ResponderExcluir
  5. CONFORME DOCUMENTARIO FEITO PELOS MEXICANOS, O BRASIL CORRE RISCO DE PERDER PARTE DO SEU TERITORIO NO FUTURO, OS AMERICANOS JA INSTALARAM UMA BASE MILITAR NO PARAGUAI E BEM EM CIMA DA DIVISA COM FOZ DO IGUACU (USINA DE ITAIPU) E TAMBEM AONDE ESTA A MAIR RESERVA DE AGUA POTAVEL DO MUNDO QUE E O `AQUIFERO GUARANI". JA HA INDICIOS DE PESSOAS QUE DISSERAM TER VISTO OS AMERICANOS ANDANDO COM SEUS BOTES NO RIO IGUACU MUITO PERTO DA DIVISA COM O BRASIL. SEM FALAR NAS 7 BASES MILITARES QUE ESTAO INSTALANDO NA COLOMBIA QUE PELO QUE PARECE NAO E MUITO DISTANTE DA VENEZUELA QUE E O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE PETROLEO DO MUNDO E AGORA PARA AJUDAR O BRASIL COM O PRE-SAL ESTA DESPERTANDO O INTERESSE DOS AMERICANOS AINDA MAIS PELO CONTINENTE SUL-AMERICANO.
    EU ACHARIA MUITO BOM QUE O BRASIL PERDESSE MUITO TERRITORIO PARA VER SE TOMA VERGONHA NA CARA E PASSEM A ALOCAR MELHOR OS RECURSOS DO PAIS E REFORCE URGENTE A FROTA DE AVIOS DE CACA, TANQUES, PORTA AVIOES E SUBMARINOS NUCLEAR.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger