quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rússia retalia EUA rejeitando vistos de funcionários, diz jornal



A Rússia preparou uma lista de autoridades norte-americanas que serão proibidas de entrarem no país, em retaliação a restrições semelhantes impostas pelos EUA por causa da morte de um advogado, disse o jornal "Kommersant" na quarta-feira.

A decisão, se confirmada, será mais um sinal de que o "relançamento" das relações bilaterais, proposto pelo presidente Barack Obama no início do seu mandato, está sob ameaça.

"No caso dos Estados Unidos, vamos simplesmente colocar uma cruz ao lado dos nomes daqueles que não desejamos. Quando uma pessoa [dessa lista] solicitar um visto em um consulado russo, será rejeitado", disse uma fonte da chancelaria russa ao jornal.

A Reuters não conseguiu entrar em contato com a chancelaria para ouvir comentários, mas uma fonte do ministério disse à agência Interfax que a medida não está confirmada nem descartada.

O Departamento de Estado dos EUA proibiu no mês passado a concessão de vistos a autoridades russas acusadas de envolvimento na morte de Sergei Magnitsky, advogado de fundo de hedge que foi encontrado morto na prisão em 2009, quando aguardava julgamento por acusações de evasão fiscal e fraude.

Colegas do advogado dizem que as acusações foram plantadas como represália por denúncias que Magnitsky fez contra policiais que estariam fraudando o fisco.

Fonte: Reuters

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger