Home
» EUA - Geopolítica e Estratégia
» Senado dos EUA aprova nomeação de novo Diretor de Inteligência
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Senado dos EUA aprova nomeação de novo Diretor de Inteligência
O Senado dos Estados Unidos aprovou esta noite a confirmação de James Clapper, um militar dedicado a assuntos de Inteligência durante toda sua vida, como novo Diretor Nacional de Inteligência (DNI).
A confirmação aconteceu em procedimento simplificado, denominado "consentimento unânime", depois que vários republicanos, entre eles Kit Bond, do Missouri, retiraram seus ressalvas sobre o caso após reconhecerem que, como diziam os democratas, elas não tinham relação com Clapper, mas sim com outros assuntos políticos, como a prisão de Guantánamo.
Os republicanos receberam um relatório sobre os perigos que representam os presos ainda reclusos em Guantánamo, que tinham solicitado há mais de um ano, e puseram fim a seu bloqueio à votação de Clapper.
A nomeação tinha já tinha sido aprovada pela Comissão de Inteligência do Senado a semana passada.
James Clapper é um militar de carreira que dedicou sua vida a temas de inteligência, tanto como militar da Força Aérea como à frente de serviços de informação.
Ocupava desde abril de 2007 o posto de subsecretário de Defesa para temas de Inteligência, o que lhe tornou o principal assessor em temas de inteligência e segurança para o secretário de Defesa.
Clapper, que se retirou em 1995 das Forças Aéreas dos EUA com a categoria de tenente-general após 32 anos de serviço, também ocupou o cargo de diretor da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA, na sigla em inglês) de setembro de 2001 a junho de 2006.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário