sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Militares de Mianmar anunciam eleições para novembro
Mianmar (antiga Birmânia) realizará suas primeiras eleições parlamentares em duas décadas no próximo dia 7 de novembro, anunciou nesta sexta-feira a Junta Militar por meio da televisão estatal.
Cerca de 40 formações políticas se registraram para o pleito na Comissão Eleitoral criada pelo regime presidido pelo general Than Shwe.
O anúncio aconteceu um dia depois que as autoridades divulgaram a lista de circunscrições para a votação, que vai envolver cerca de 30 milhões de pessoas.
A eleição não terá o principal partido opositor, a Liga Nacional pela Democracia (LND), dissolvida por não ter se registrado a tempo por ter boicotado a reunião pelo veto aos presos políticos.
Nos últimos dias, outras forças também ameaçaram não concorrer caso a Junta Militar continue intimidando seus membros.
O pleito é visto pelo movimento pró-democracia como uma farsa para manter os militares no poder, com interesse de defender pelo menos sete partidos vinculados ao regime.
Estados Unidos e União Europeia advertiram às autoridades birmanesas que não aceitarão o resultado se a votação não ocorrer de forma livre e transparente.
Mianmar é uma ditadura militar desde 1962, e não realiza eleições desde 1990, quando a LND venceu de forma arrasadora, mas os generais se negaram a aceitar os resultados.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário