quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EUA são contrários à ampliação do G20


O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse ser contra a entrada de novos membros no G20 (Grupo dos Vinte, os países mais desenvolvidos e as principais nações em desenvolvimento), mas admitiu a possibilidade de manter a presença de observadores.

"Nossa postura é que não podemos ampliar o grupo sem prejudicar sua eficácia", disse Geithner em discurso no Comitê de Relações Exteriores do Senado, sem mencionar nenhum país concretamente.

O secretário reconheceu que o G20, que se tornou o principal comitê econômico mundial, "não é perfeito", e citou entre uma de suas falhas a grande presença de países europeus, que contam com cinco cadeiras --algo que qualificou como "levemente anômalo".

No entanto, Geithner apontou que o G20 "é melhor que outras alternativas", e disse que os EUA querem a manutenção da composição atual para "dar estabilidade".

Alguns países que não pertencem ao grupo participaram como observadores nas reuniões "em representação de foros regionais", o que funcionou "relativamente bem", segundo Geithner.

O G20 é integrado pela UE (União Europeia), o Grupo dos Sete (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França) e Coreia do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia e Rússia.


Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger