
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) admitiu nesta quinta-feira que o Brasil não está livre de sofrer novos blecautes, como o que deixou 18 Estados às escuras nesta terça (10). "Nós não estamos livres de blecaute", afirmou. "O que nós prometemos é que não terá neste país mais racionamento", completou a ex-ministra de Minas e Energia.
Hoje, Dilma falou pela primeira vez sobre o blecaute e, assim como o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), também afirmou que o apagão é um "caso encerrado" para o governo.
"Nós trabalhamos com sistema de transmissão de milhares de quilômetros de rede, e interrupções desse sistema ninguém promete que não vai ter. Nós prometemos que não terá racionamento, porque racionamento é barbeiragem", afirmou Dilma, que ainda negou que o país tenha sofrido um apagão. "Não teve [apagão]. Uma coisa é blecaute [outra é apagão]".
A ministra repetiu o que foi dito pelo ministro Lobão um dia antes, que atribuiu o blecaute nacional a problemas climáticos.
"O que aconteceu é que o sistema foi submetido a uma situação muito grave de ventos, raios e chuvas. E com isso terminou tendo sido desligado. O sistema se protegeu, ele se desligou", afirmou Dilma, em evento em Brasília.
Dilma foi criticada pela oposição por não ter se pronunciado antes. Ex-ministra de Minas e Energia, ela ocupou a pasta de 2003 a junho de 2005. Ela negou, porém, que o sistema de abastecimento energético brasileiro seja vulnerável.
"Lamento muito o que aconteceu com os consumidores, acho que de fato é muito desagradável, agora fazer deliberadamente confusão onde não tem é tentar apresentar o país com uma fragilidade que não existe. Esse país hoje tem mais energia do que teve em qualquer momento anterior. Isso é muito sério"
Segundo a ministra chefe da Casa Civil, caso sejam apontados responsáveis pela falha, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem obrigação de puni-los. "A Aneel vai punir. Se ela descobrir responsabilidades é obrigação dela punir", afirmou.
Fonte: Folha
Tudo bem reconheço que existe uma diferença enorme entre blakout e racionamento. Não concirdo com a confusão que estão querendo fazer disso em função das eleições.
ResponderExcluirMas também não concordo que tenhamos que conviver com blackout. Isso é um problema que precisa ser resolvido e não justificado.
E olha que nem fui afetado pelo blackout. Minha cidade não precisa de Itaipu...hehe
abraços a todos