sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ucrânia Abate um Bombardeiro Estratégico Tu-22M3 Russo Após Ataque

Em uma escalada de tensões, a Ucrânia abateu um Tu-22M3 russo a cerca de 300 quilômetros de sua fronteira, como retaliação a um ataque aéreo que resultou na morte de pelo menos oito pessoas, incluindo duas crianças, na região central de Dnipropetrovsk. O ataque russo, que ocorreu nas primeiras horas da manhã, causou danos significativos a edifícios residenciais e à infraestrutura da cidade de Dnipro, além de deixar pelo menos 28 civis feridos, de acordo com autoridades regionais.

A Rússia tem intensificado seus ataques aéreos contra alvos estratégicos na Ucrânia nas últimas semanas, incluindo o sistema energético, exacerbando a pressão sobre Kiev além das linhas de frente onde as forças russas têm avançado lentamente no leste ucraniano.

Diante desses eventos, o presidente Volodymyr Zelenskiy fez um apelo urgente aos aliados da Ucrânia para fornecerem defesas aéreas, à medida que os estoques do país diminuem devido a uma desaceleração na ajuda militar ocidental vital. "A Rússia deve ser responsabilizada pelo seu terror, e cada míssil, cada Shahed (drone) deve ser abatido", declarou Zelenskiy, destacando a necessidade de apoio internacional para conter a agressão russa.

Pela primeira vez desde o início da invasão, as autoridades ucranianas afirmam ter abatido um bombardeiro estratégico russo Tu-22M3 que lançou mísseis durante um ataque noturno. Segundo relatos, a aeronave estava operando no espaço aéreo russo, a cerca de 300 km da fronteira ucraniana. O abate foi realizado com um míssil de defesa aérea S-200 modificado, embora o local exato do lançamento não tenha sido revelado pelas autoridades ucranianas.

Imagens não confirmadas compartilhadas nas redes sociais mostram o bombardeiro russo em chamas, em sua queda em direção ao solo. O Ministério da Defesa russo afirmou que o acidente foi resultado de um mau funcionamento técnico, com os quatro tripulantes da Força Aérea russa sendo ejetados da aeronave, resultando em uma operação de resgate em andamento.

Enquanto isso, os moradores de Dnipro estão em estado de choque após o ataque, com relatos de edifícios residenciais parcialmente destruídos e incêndios descontrolados. Civis feridos e desabrigados estão recebendo assistência médica e abrigo de emergência, enquanto as autoridades locais lutam para lidar com a devastação causada pelo ataque aéreo russo.

A Força Aérea da Ucrânia relatou um total de 15 mísseis e 14 drones disparados durante a noite, com 11 dos mísseis e nove dos drones sendo interceptados com sucesso. O primeiro-ministro Denys Shmyhal confirmou que pelo menos oito pessoas foram mortas no ataque, incluindo uma menina de 14 anos e um menino de 8 anos. Enquanto isso, o governador Serhiy Lysak denunciou os ataques russos como uma tentativa de destruir a região de Dnipropetrovsk.

Apesar das negações da Rússia de que visou civis durante os ataques aéreos, centenas de vítimas inocentes foram mortas durante a escalada do conflito. A empresa ferroviária estatal Ukrzaliznytsia também confirmou que um de seus trabalhadores foi morto no ataque, destacando o impacto devastador da agressão russa sobre a população civil e a infraestrutura ucraniana.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Reuters

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger