A Grécia embarca em uma nova era de modernização de suas forças armadas, consolidando um acordo histórico com a norte-americana Lockheed Martin. O país mediterrâneo aprovou a aquisição de 35 helicópteros UH-60M Blackhawk, representando um investimento significativo para impulsionar suas capacidades de defesa.
Segundo informações obtidas diretamente do governo grego, o acordo foi sancionado pela comissão parlamentar, com um valor estimado em 1,15 bilhões de euros (equivalente a 1,24 bilhões de dólares). Esta aprovação foi ratificada na noite de terça-feira (2), um marco na trajetória de modernização das capacidade de defesa do país.
A Grécia, buscando revitalizar sua indústria de defesa e fortalecer sua infraestrutura naval, traça uma estratégia robusta para emergir de uma prolongada crise econômica, que perdura há uma década, e que resultou em cortes substanciais nos gastos públicos. Dentro dessa visão, o governo delineou um plano ambicioso de aquisições ao longo de 10 anos, com destaque para a potencial aquisição de até 40 novos F-35 dos Estados Unidos, além da aquisição de três fragatas da França.
Gregos seguem negociando a aquisição de fragatas "Constellation" |
Além disso, Atenas está em fase de negociação com os Estados Unidos para co-projetar e construir fragatas da classe Constellation, uma medida que sinaliza a determinação da Grécia em fortalecer sua presença naval na região.
Esse acordo, além de reforçar as capacidades de defesa da Grécia, também estabelece uma cooperação estratégica entre Atenas e importantes parceiros internacionais, promovendo um ambiente de segurança e estabilidade na região do Mediterrâneo Oriental.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Reuters
0 comentários:
Postar um comentário