O Exército Brasileiro mantém uma parceria histórica com a Bolívia e com suas Forças Armadas. No ano de 2023, um oficial brasileiro atuou como instrutor na Escola de Aplicação de Armas e Tecnológica e outro oficial concluiu o curso da Curso de da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Boliviano. Um coronel brasileiro também concluiu com destaque o curso de Altos Estudos do Exército Boliviano.
Na Escola de Aplicação de Armas e Tecnológica do Exército Boliviano, o Major Julio César Bittencourt atuou como instrutor convidado das disciplinas técnica e preparação de exercícios militares, doutrina e operações da artilharia de campanha, e logística. Sua atuação contribuiu para o aperfeiçoamento dos oficiais e sargentos do Exército Boliviano. O militar realizou, ainda, uma série de palestras sobre o Brasil, o Exército e a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Ao término da missão, o representante do Exército Brasileiro foi condecorado com a Medalha Procer de la Libertad General de División José Miguel Lanza e com o Distintivo Laureles y Sables de Oro pelos relevantes serviços prestados às Forças Armadas Bolivianas. Em 2024, ele atuará como instrutor na Escola, reforçando a parceria entre as nações.
Já na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Boliviano, o major brasileiro Alexandre Mendes Jonsson concluiu o Curso com distinção, obtendo rendimento acima de 85 pontos. Ao longo do ano, ele estudou o processo de planejamento e tomada de decisão em estado-maior para a solução de problemas militares complexos. O Curso também tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
Em seu trabalho de pós-graduação, o brasileiro tratou dos "Princípios Doutrinários para o estabelecimento de Forças de Resposta Imediata no Exército da Bolívia", contribuindo para a integração e cooperação entre as nações, conforme os Objetivos Estratégicos do Exército. Ele foi agraciado com a Medalha de Mestrado em Comando e Estado-Maior da Universidade Militar das Forças Armadas da Bolívia.
As atividades de militares brasileiros na Bolívia colaboram para a construção de conhecimentos e de práticas doutrinárias das duas Forças Armadas, além de fortalecer os laços de amizade entre os países. A ação destacada do Exército Brasileiro comprova a capacidade da Força para atuar em cenários complexos e multiculturais e consolida a presença do Brasil nas áreas de seu entorno estratégico.
Fonte: Aditância do EB na Bolívia
0 comentários:
Postar um comentário