quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Jordânia intensifica ataques contra objetivos na Síria

Fontes de inteligência regional relataram que aeronaves jordanianas realizaram quatro ataques contra depósitos de drogas ligados ao Irã dentro da Síria na última terça-feira (9), marcando o segundo ataque desse tipo em uma semana. As ações fazem parte da intensificação da campanha das forças armadas jordanianas contra o tráfico de drogas, especialmente após confrontos no mês passado com indivíduos suspeitos de terem vínculos com grupos armados leais ao Irã.

Os alvos dos ataques incluíram traficantes nas cidades de Al-Shaab e Arman, na província de Suwayda, perto da fronteira entre a Jordânia e a Síria. Outro ataque atingiu uma instalação próxima à aldeia de Al-Mallah. Essas ações seguem a estratégia de focar fazendas suspeitas de armazenar drogas antes do contrabando através da fronteira, bem como residências e esconderijos de traficantes conhecidos.

O analista Rayan Marouf comentou sobre os ataques, afirmando que "os recentes eventos indicam que a Jordânia está intensificando sua guerra contra os traficantes de drogas". Relatos não confirmados do assassinato de três pessoas, incluindo um importante traficante local, foram mencionados pelo site de notícias sírio "Suwayda 24".

As autoridades jordanianas afirmaram que receberam promessas de ajuda militar dos Estados Unidos para melhorar a situação de segurança na região. Desde o início do conflito sírio em 2011, os Estados Unidos já forneceram cerca de um bilhão de dólares para estabelecer postos de fronteira.

A Jordânia e seus aliados ocidentais acusam o Hezbollah do Líbano e outras facções armadas leais ao Irã, que controlam grande parte do sul da Síria, de estarem por trás do aumento do tráfico de drogas. No entanto, tanto o Irã quanto o Hezbollah negam categoricamente essas acusações.

Autoridades antidrogas nos Estados Unidos e no Ocidente alertam que a Síria devastada pela guerra se tornou o principal local da região para um comércio de drogas de bilhões de dólares. Além disso, a Jordânia tornou-se uma importante rota de trânsito da anfetamina síria, conhecida como Captagon, para os estados do Golfo rico em petróleo. A situação destaca a complexidade e a amplitude do desafio enfrentado pelas autoridades na região para conter o tráfico de drogas e manter a segurança nas fronteiras.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger