quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Hürjet aciona pela primeira vez seu motor


A Turkish Aerospace Industries (TAI) registrou um importante marco no desenvolvimento do HÜRJET, aeronave de treinamento avançado e ataque leve, seu "LIFT". Esta semana a aeronave na qual a brasileira AKAER participa ativamente no desenvolvimento, foi acionada pela primeira vez, marcando o início dos testes de solo que antecedem o primeiro voo do HÜRJET.


O HÜRJET, conta com motor General Electric F404-GE-102, o protótipo na configuração 'Jet Training', com acionamento bem sucedido do motor abre a série de testes de solo que marcam o preparativo para o primeiro voo, que está planejado para ocorrer entre março e abril deste ano. 


Após a conclusão dos testes de solo, será a hora de colocar a aeronave em voo pela primeira vez e dar início a fase de certificação, a meta para produção em série do HÜRJET foi determinada como 2025.


O Programa HÜRJET foi uma aposta da TAI, visando o potencial emergente no mercado para aeronaves "LiFT", nicho que possui como concorrentes o Italiano M346, sul-coreano T-50, o britânico Hawk e o norte americano T-7A. A TAI usando seu conhecimento econômico e experiência em produção e design de aeronaves/sistemas de treinamento para tornar o Hürjet uma realidade.


Com o HÜRJET, pretende-se projetar, fabricar e concluir as atividades de qualificação e certificação do jet trainer de nova geração, que substituirá as aeronaves T-38 no inventário da Força Aérea da Turquia e as aeronaves F-5 utilizadas em demonstrações acrobáticas no país.


O primeiro voo deve acontecer em 18 de março deste ano, segundo o cronograma, e a conclusão das atividades de certificação seguem até o final de 2025.

Dentre as capacidades previstas, além de ser empregada como aeronave de treinamento avançado, usada na transição para aeronaves de alto desempenho, o Hürjet poderá cumprir missões de ataque leve (apoio aéreo aproximado), patrulha aérea, atuar como "agressora" em exercícios aéreos, aeronave de demonstração acrobática, além de ser compatível com operações embarcadas.


No âmbito do projeto, está prevista a produção de dois protótipos de aeronaves para avaliação em voo, uma aeronave estática e uma de teste de fadiga para o programa de avaliações e certificação da aeronave.


Participação Brasileira

A brasileira AKAER, foi selecionada pela TAI para integrar o programa de desenvolvimento do Hürjet, tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento e detalhamento do projeto estrutural da aeronave,  realizando os cálculos estruturais, desenvolvendo partes da seção traseira da fuselagem, assim como partes da seção central, instalação das empenagens e sistemas da seção traseira da fuselagem do Hürjet, marcando o reconhecimento da capacidade técnica e profissionalismo brasileiro neste avançado campo tecnológico da engenharia aeroespacial.


Especificações do Hürjet



Envergadura 9,5 m

Comprimento 13,6m

Altura 5,1m

Área da asa 35 m^2

Impulso 17.600 lb

Velocidade Máxima 1.4 Mach

Teto de serviço 45.000 pés

Limite G +8 G/-3 G

Alcance 2222 km

Capacidade de carga 2721 kg



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