quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

EUA recusam pedido ucraniano de Misseis ATACMS, mas oferece GLSDB


Após várias negociações entre o governo ucraniano e os Estados Unidos, o pedido para fornecimento de mísseis ATACMS pelos EUA foi rejeitado por Washington. Porém, foi anunciado mais um pacote de ajuda militar estimado em 2 bilhões, o qual deve incluir pela primeira vez sistemas de longo alcance GLSDB, tratando-se de uma bomba de pequeno diâmetro lançada no solo com alcance de 150 km, bem como outras munições e armamentos.

Longe dos 297km de alcance entregue pelos mísseis ATACMS, o GLSDB permitirá que a Ucrânia acerte alvos que estavam fora de alcance e continuar pressionando as posições da Rússia, interrompendo as linhas de apoio logístico atrás de suas linhas.

A primeira vez que a proposta de enviar o GLSDB para a Ucrânia ocorreu em novembro. Na época, esperava-se que o GLSDB pudesse estar na Ucrânia no início deste ano.

O GLSDB é fabricado em conjunto pela sueca Saab e a norte americana Boeing. Ele combina uma bomba de pequeno diâmetro GBU-39 (SDB) com o motor de foguete M26, sistema que se encontra em grande quantidade nos estoques dos EUA, apesar de Biden ter dado preferência pela aquisição de sistemas, ao invés de enviar dos estoques do exército americano.


O GLSDB é um sistema orientado por GPS, resistente a interferência de contramedidas eletrônicas, pode ser usado em todas as condições climáticas, sendo possível o emprego contra veículos blindados, disparado a partir do solo. A GBU-39, bomba utilizada pelo sistema GLSDB, possui asas pequenas e dobráveis ​​que lhe permitem planar mais de 100 km se lançada a partir de uma aeronave e atingir alvos de até 1 metro de diâmetro. Essa combinação garante precisão e alcance letais se empregada corretamente.


GBN Defense

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger