segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Soldados de Tailândia e Camboja se enfrentam pelo 4o dia seguido


Soldados tailandeses e cambojanos confrontaram-se pelo quarto dia consecutivo na segunda-feira por causa de uma área de fronteira sob disputa cercando um tempLo de 900 anos sobre uma montanha.

Os incidentes aprofundaram a incerteza política em Bangcoc e levaram o Camboja a pedir intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diversas horas de bombardeio e fogo de artilharia cessaram por volta das 11h (2h no horário de Brasília), proporcionando uma paz momentânea na área de 4,6 quilômetros quadrados sob disputa ao redor do templo de Preah Vihear, reivindicado pelos dois vizinhos do Sudeste Asiático.

O governo do Camboja disse que o confronto de segunda-feira matou cinco pessoas e feriu outras 45 no seu lado da fronteira. Não foi informado se as vítimas eram militares ou civis.

Ambos os lados culpam o outro pelos confrontos que mataram ao menos dois tailandeses e oito cambojanos desde sexta-feira e deflagraram sentimentos nacionalistas em Bangcoc, dando força aos manifestantes "camisa amarela" que exigem a saída do governo da Tailândia.

Os motivos por trás do confronto permanecem obscuros. Alguns analistas avaliam que generais tailandeses e seus aliados nacionalistas podem estar tentando derrubar o governo da Tailândia ou mesmo criar um pretexto para promover outro golpe e cancelar as eleições esperadas para este ano.

Outros dizem que isso pode ser decorrência de uma simples falha nos canais de comunicação numa época de relações hostis pelo hasteamento da bandeira nacional do Camboja na área sob disputa e de uma placa de pedra com a inscrição "Aqui é o Camboja."

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger