sábado, 11 de setembro de 2010

Fidel critica ameaça de queima do Alcorão e expulsão de ciganos da França


O líder cubano Fidel Castro classificou nesta sexta-feira de "descomunal show midiático", próprio "de um império que afunda", a ameaça de um pastor da Flórida (Estados Unidos) de queimar no próximo sábado exemplares do Alcorão e chamou de "holocausto racial" a expulsão de ciganos da França.

É "um descomunal show midiático, um caos, coisas próprias de um império que afunda", disse Fidel, de 84 anos, em uma mensagem lida após a apresentação da segunda parte de seu livro autobiográfico em Havana.

Terry Jones, pastor de uma pequena igreja evangélica de Gainesville, Estados Unidos, havia ameaçado queimar exemplares do Alcorão no sábado, no aniversário de nove anos dos atentados de 11 de Setembro, o que desencadeou uma onda mundial de condenação, do Vaticano aos países islâmicos, passando pela UE.

"Ontem, quinta-feira 9, à noite, chegaram notícias de que o pastor tinha desistido. Seria necessário saber o que disseram a ele os agentes do FBI que o visitaram 'para persuadi-lo'", acrescentou o líder comunista, que está fora do poder desde julho de 2006.

Fidel destacou que "até os chefes militares ianques e europeus em missões punitivas de guerra tremeram diante de uma notícia que consideravam arriscada para seus soldados".

O pastor Jones, que condicionava a queima dos exemplares à mudança de local da construção de uma mesquita que ficaria localizada no Marco Zero, cancelou nesta sexta-feira a sua iniciativa, apesar do fracasso de uma reunião com o imã de Nova York para abordar o tema, indicou o líder evangélico K. A Paul em uma entrevista coletiva à imprensa em Gainsville.

O líder cubano também disse nesta sexta que os ciganos expulsos da França são "vítimas" da "extrema direita" daquele país, o que chamou de uma espécie de "holocausto racial".

"A última coisa que se podia esperar eram as notícias da expulsão de ciganos franceses, vítimas da crueldade da extrema direita francesa, que já atinge 7.000 deles, as vítimas de outra espécie de holocausto racial", disse Fidel.

O ex-presidente cubano referiu-se à expulsão de 7.000 ciganos romenos da França ordenada pelo presidente Nicolas Sarkozy, que desencadeou fortes protestos e condenações na Europa, inclusive críticas do Parlamento Europeu

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger