terça-feira, 7 de setembro de 2010

EUA rejeitam envio de reforços para a Otan no Afeganistão


Os Estados Unidos não pretendem contribuir com o pedido da Otan para o envio de 2 mil soldados adicionais para a guerra do Afeganistão, disse o Pentágono na terça-feira, embora o chefe da aliança militar ocidental mantivesse a possibilidade de uma cooperação norte-americana.

O comando da Otan no Afeganistão solicitou na semana passada o envio de 2 mil soldados adicionais, incluindo 750 instrutores militares.

O coronel Dave Lapan, porta-voz do Pentágono, disse que a solicitação se referia a necessidades há muito tempo conhecidas relacionadas ao treinamento das forças afegãs.

No ano passado, os países da Otan não atenderam integralmente aos pedidos da aliança, e Washington teve de enviar temporariamente 850 soldados para preencher a lacuna. Esses soldados voltam aos EUA neste semestre, e não devem ser substituídos por mais norte-americanos, segundo Lapan.

"Olharíamos para a Otan inicialmente para preencher essa necessidade", disse Lapan a jornalistas no Pentágono.

Há atualmente cerca de 150 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, sendo 95 mil norte-americanos.

Falando também na terça-feira a jornalistas em Washington, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse não descartar a possibilidade de contribuição dos EUA na solicitação de 2 mil soldados.

"Não sei quantos serão dos EUA, quantos serão de outros aliados e parceiros. Mas no passado conseguimos manter a missão como uma ampla aliança, e espero que isso continue", afirmou Rasmussen.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger