A Turkish Aerospace Industries (TAI) revelou novos avanços no desenvolvimento do KAAN, o primeiro caça de quinta geração projetado e fabricado pela Türkiye, sinalizando um momento histórico para a indústria de defesa do país. O programa, anteriormente conhecido como TF-X, ganhou ainda mais fôlego após o voo inaugural de seu primeiro protótipo em fevereiro de 2024, tornando-se, até agora, o único projeto europeu dessa categoria a já contar com uma aeronave operacional.
Durante o TEKNOFEST, realizado na República Turca do Chipre do Norte, o CEO da TAI, Mehmet Demiroğlu, forneceu atualizações detalhadas sobre o progresso do programa. Ele confirmou que dois novos protótipos estão em fase de montagem: o segundo deve ser concluído ainda no primeiro semestre de 2025 e o terceiro, no começo de 2026. Juntos, esses protótipos, somados ao original e a uma unidade de testes no solo, vão compor uma robusta campanha de testes, incluindo avaliações de voo em alta velocidade, com o objetivo de acelerar a certificação da aeronave.
“Nos comprometemos a entregar o KAAN à Força Aérea Turca até o final de 2028”, afirmou Demiroğlu. “Estamos avançando com tudo o que temos para cumprir esse cronograma.”
Entre os avanços técnicos mais notáveis está o redesenho da geometria das entradas de ar. Embora o tamanho geral da aeronave permaneça o mesmo, as mudanças internas e a redistribuição de peso visam reduzir ainda mais o RCS, um elemento crucial para manter a furtividade. Um dos desafios centrais no design stealth é ocultar as pás giratórias do compressor do motor, responsáveis por intensas reflexões de radar. Segundo especialistas, a adoção de dutos em forma de S ajuda a direcionar o fluxo de ar necessário ao motor enquanto minimiza a exposição ao radar inimigo.
Os primeiros lotes do KAAN usarão motores americanos General Electric F110, os mesmos que equipam caças como o F-15EX Eagle II, mas a Türkiye já trabalha no desenvolvimento de motores 100% nacionais, previstos para equipar as aeronaves a partir de 2032. Além disso, melhorias no segundo protótipo incluem otimizações estruturais internas e alterações no design externo, especialmente nas entradas de ar, fruto das lições aprendidas nos primeiros testes.
O programa KAAN surgiu com ainda mais força após a exclusão da Türkiye do programa F-35, motivada pela compra dos sistemas de defesa aérea russos S-400. Agora, Ancara aposta suas fichas não apenas no KAAN, mas também em negociações paralelas para adquirir 40 caças Eurofighter Typhoon e manter sua frota de F-16. Apesar de apoios iniciais de Reino Unido e Espanha, a Alemanha havia travado o acordo, alegando questões políticas internas turcas.
Demiroğlu também destacou os avanços paralelos nas plataformas não tripuladas da TAI. O ANKA III, um veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) furtivo, já teve iniciada produção em série e será equipado com radar AESA, semelhante ao que está sendo integrado ao KIZILELMA e ao Hürjet. Outro projeto, o SÜPER ŞİMŞEK, um drone autônomo de alta velocidade projetado para missões de ataque em saturação e funções de chamariz também entrou em produção, com entregas previstas para breve.
O ponto central das inovações, segundo Demiroğlu, é a interoperabilidade. “O KAAN, o ANKA III e o SÜPER ŞİMŞEK foram concebidos para operar juntos, ampliando significativamente o alcance do engajamento e reforçando nossa capacidade de combate aéreo.”
Com 21 metros de comprimento, velocidade máxima estimada de Mach 1,8 e capacidade para operar com armas ar-ar, ar-solo e munições inteligentes, o KAAN não representa apenas um salto tecnológico, mas também um símbolo da ambição turca em consolidar sua independência tecnológica e fortalecer sua posição como ator relevante na arena aeroespacial global.
A primeira entrega do caça à Força Aérea Turca está prevista para o final de 2028, um prazo ambicioso que, se cumprido, colocará a Türkiye entre os poucos países do mundo capazes de projetar, fabricar e operar uma aeronave de quinta geração totalmente desenvolvida em território turco.
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