terça-feira, 9 de abril de 2024

Opinião e Crítica: "Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Esquece Ciência e Abraça Ideologias Político-Partidárias"

Ah, que espetáculo triste e lamentável! Testemunhamos a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desenrolando seu tapete vermelho para a tola perseguição ideológica em pleno século XXI. Cassar o título de Doutor Honoris Causa do Almirante Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca não foi apenas um ato de miopia acadêmica, foi uma demonstração de miopia moral. 

É claro, porque nada diz mais sobre o mérito científico do que tomar decisões baseadas em posições político-partidárias e ignorar completamente os feitos históricos de um indivíduo.

A FURG decidiu que as posições ideológicas de sua atual reitoria, com suas dúbias opiniões políticas, podem eclipsar as contribuições monumentais para a ciência e a defesa nacional realizadas pelo Almirante Maximiliano. Parece que, para eles, a história e o avanço da pesquisa antártica não passam de meros detalhes insignificantes diante da sua vontade de lacração e tentativas de reescrever a história brasileira ao bel prazer de sua visão míope e cegueta, sob os antolhos ideológicos.

Sim, que lição maravilhosa estamos dando às gerações futuras! Que saibam que no Brasil, a academia pode se dobrar às vontades ideológicas e político-partidárias do momento, esquecendo-se completamente de sua missão de valorizar o mérito e a excelência científica, a história e seus personagens.

Este é um momento para mais do que reflexão, é um momento para uma profunda reavaliação de nossos valores e compromissos. É hora de rejeitar essa politicagem mesquinha que mina a integridade da academia e desonra os verdadeiros heróis de nossa história.

Afinal, por que valorizar alguém que dedicou sua vida ao avanço científico e à defesa nacional quando podemos simplesmente varrer tudo isso para debaixo do tapete em prol da lacração ideológica de um grupinho medíocre? Quem precisa de contribuições significativas para a pesquisa oceânica e o desenvolvimento do Programa Antártico Brasileiro quando temos agendas ideológicas para promover?

E vamos ignorar completamente o fato de que sob a gestão do Almirante Maximiliano, o Brasil se destacou na pesquisa antártica, envolvendo milhares de pesquisadores e projetos cruciais para o entendimento dos ecossistemas antárticos. Afinal, o que são alguns avanços científicos em comparação com a oportunidade de fazer lacração ideológica sem nenhum fato que dê sustentação para uma decisão tão covarde e imbecil?

A resposta da Marinha do Brasil, expressando sua reprovação, é apenas um detalhe insignificante. Afinal, quem se importa com a opinião de uma instituição tão importante quanto a Marinha quando se trata de tomar decisões acadêmicas sérias? Certamente não a FURG.

E claro, vamos refletir sobre o futuro da academia e da ciência no Brasil. Por que não transformar as universidades em arenas políticas, onde o mérito científico é secundário e as agendas ideológicas e partidárias são prioritárias? Afinal, quem precisa de integridade acadêmica e imparcialidade, quando se pode ter os antolhos da manipulação política e ideológica?

Enfim, parabéns à FURG por mostrar ao mundo como se desvaloriza contribuições científicas e se joga pela janela qualquer vestígio de imparcialidade acadêmica. Que exemplo inspirador para as futuras gerações de cientistas e pesquisadores brasileiros.

É vergonhoso para mim como Brasileiro, ver o meio acadêmico se prestando a esse papel ridículo, se transformando em picadeiro de um verdadeiro circo, onde os palhaços conduzem estes desagradável e vergonhoso espetáculo.

Mas, o que se esperar de uma geração mimada e sem valores éticos e morais? Muito pouco, infeliz verdade. Mas agradeço a Deus por ter tido em minha casa uma excelente educação moral e ética, onde aprendi a ter respeito pelos nossos pioneiros e verdadeiros heróis, tendo aprendido valores morais e éticos que vejo cada vez mais raros em nossa sociedade, e os quais tento compartilhar.


Por Angelo Nicolaci - Editor, Jornalista Especializado em Geopolítica & Defesa, Consultor e Palestrante com domínio em assuntos correlatos a geopolítica, defesa e a base industrial.


GBN Defense - A informação começa aqui


Share this article :

8 comentários:

  1. Fico satisfeito com estas atitudes desta esquerda que só consegue se manter pela força, eis que nenhuma essência possui…
    Me faz lembrar da frase de Napoleão onde dizia: “Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo im erro”.
    Estas ações só servem para fortalecer a direita e atrair mais adeptos. Eu mesmo nem sabia que estes personagens tão importantes de nossa historia detinham estes títulos e ostentá-los não é indiferente para a determinação de seu valor… fizeram isto também com os título de outros generais.
    Assim, vamos deixar que continuem nos ajudando a demonstrar qual o caráter desta esquerda enviesada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So para constar, pois meu comentário aparece como anônimo e tenho orgulho de minhas posições e nenhum receio de me identificar..
      Me chamo Diogenes Duarte Sobral e sou CEO da EUROCOMEX

      Excluir
    2. Parabéns pela posição coerente !

      Excluir
    3. Felizes palavras, parabéns

      Excluir
    4. Parabéns pela posição, totalmente de acordo, a esquerda cada dia mais se afunda em sua própria areia movediça.

      Excluir
  2. A imbecilidade não tem limites, em São Paulo o elevado Costa e Silva, que tinha esse nome desde sua inauguração teve seu nome trocado para elevado João Goulart e por aí vai....

    ResponderExcluir
  3. Existe um ditado que prega que "Deus impôs limite na inteligência humana quando criou o homem à sua semelhança.....mas não fez o mesmo em relação à burrice"....

    ResponderExcluir
  4. Armando Ketzer (engenheiro):

    Sou gaúcho e fico muito envergonhado com as universidades do RGS.
    Conheço algumas pessoas que exerceram as funções de diretores na FURG. Não tinham nenhuma capacidade para desempenharem tão nobre função, estavam lá somente por seu alinhamento com ideias políticas dominante no meio acadêmico atual.
    Não podemos esperar mais nada de uma política educacional que "abre as porteiras" das instituições, preocupados apenas com os números a serem exibidos como metas alcançadas.
    Como bem se expressou um pernambucano, que faz parte de uma trinca de professores universitários bem conhecidos aqui em Sao Paulo: "Não é colocando pessoas sem condições intelectuais dentro da Universidade que voce os transforma em doutores, o máximo que vai acontecer é que os doutores serão pessoas sem minimas condições intelectuais."
    Estamos perdendo de "goleada " em todas as avaliações da UNESCO... sem a minima perspectiva de recuperação.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger