quarta-feira, 8 de julho de 2020

Gripen - SAAB dá inicio a produção no Brasil

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), fruto do compromisso da sueca SAAB, que trouxe para São Bernardo do Campo a primeira fábrica de aeroestruturas da Saab fora da Suécia, sendo parte do acordo de transferência de tecnologia no âmbito do Programa FX-2, onde venceu o contrato para inicialmente fornecer 36 aeronaves Gripen E/F á Força Aérea Brasileira, atingiu outro marco importante com o início da produção no Brasil de seções da aeronaves. 


Em 9 de maio de 2018, o GBN Defense esteve presente na apresentação da nova unidade da Saab (SAAB Aeronáutica Montagens - O GBN esteve na apresentação da SAM), local onde vão ser construídas as seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) em Linköpingna Suécia.

Cronologia do Programa Gripen BR

Após ser selecionada como vencedora na disputa para fornecer o novo caça da FAB, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F em 2014. Após a fase de desenvolvimento e o voo dos primeiros protótipos do Gripen E, em setembro do ano passado, a primeira aeronave brasileira Gripen E foi entregue para dar inicio ao programa de ensaios em voo. Agora, outro marco é alcançado quando a produção do Gripen começa na fábrica da SAM, localizada em São Bernardo do Campo (SP), sendo prevista a chegada do primeiro Gripen E ao Brasil ainda este ano, este exemplar destinado aos ensaios em voo e certificações.


O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto do Gripen são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na SAM. Posteriormente,os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto, a qual esta sendo desenvolvida para o Brasil, serão fabricados na SAM.

Esse é outro resultado da Transferência dTecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.


Atualmente, a SAM conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

O GBN Defense espera em breve novo convite da Saab para visitar as instalações da SAM e de Gavião Peixoto, afim de trazer ao nosso público um pouco mais dessa bem sucedida parceria.

GBN Defense - A informação começa aqui
Com Saab

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger