Apresentado
ao mercado em 2004, o “Marruá” despertou a atenção não só do mercado de defesa,
mas de outros operadores de veículos nesta categoria, exibindo força e
robustez, o novo veículo atraiu a atenção de empresas que prestam serviços em
condições específicas, atuando em regiões de difícil acesso que exigem veículos
especiais com tração 4x4. Com isso o novo utilitário da Agrale adentrava um
mercado promissor, onde empresas de infraestrutura e segurança pública buscavam
um substituto aos antigos Bandeirantes que tão bem desempenharam suas funções,
mas que já se apresentam obsoletos e fora de produção. Assim nascia o
revolucionário 4x4 brasileiro.
O
projeto do “Marruá” nasceu em 2003, quando durante um pesquisa de oportunidades
de mercado, a Agrale se deparou com o programa FT90 do Exército Brasileiro, que
buscava uma nova viatura para atender as suas necessidades operacionais, sendo
que o mesmo não encontrava opções satisfatórias no mercado até então. A Agrale
mergulhou em pesquisas para desenvolver um veículo que atende-se aos requisitos
do Exército Brasileiro, durante esse processo, seus engenheiros e diretores se
depararam com um projeto rústico feito por um ex-funcionário da extinta ENGESA
e que estava testando um protótipo no Arsenal de Guerra. Tal projeto se mostrou
promissor e foi comprado pela Agrale, que utilizou como base para o
desenvolvimento do seu novo veículo, que após muitas modificações e
investimento se tornou o protótipo do “Marruá”. O projeto passou então por um
processo acelerado de maturação, se transformando em um projeto forte no
mercado, diferente de tudo que já havia sido produzido até então no Brasil. O
nome “Marruá” tem origem em um tipo de touro selvagem e arisco.
Nascido
para atender á um requerimento do Exército Brasileiro, o “Marruá” em pouco
tempo conseguiu mais que isso, atraiu a atenção de outros países que hoje os
utilizam em suas forças armadas, sendo inclusive utilizado em diversas missões
da ONU.
Suas
características de robustez e durabilidade surpreenderam nas avaliações
operacionais, contando com um sistema de suspensão de longo curso resistente,
um robusto trem de força e capacidades de ½t e ¾t, o veículo apresenta um
grande desempenho nas operações militares. Possuindo um “DNA” militar, foi
desenvolvido exclusivamente se pensando em atender ao pesados requesitos que se
lança sobre esta categoria de veículos.
Hoje
o Marruá se encontra em serviço em países como Argentina, Equador, Paraguai e
Peru. Estando em avaliação na Europa e outros países. Recebendo elogios dos
seus operadores, principalmente pela suas características simples e baixo custo
de manutenção, o “Marruá” desperta interesse de outro mercado que exibe um
amplo leque de aplicações para este veículo brasileiro, a segurança pública tem
demonstrado interesse na aquisição de diversas dessas viaturas para as mais
diversas aplicações, desde resgate á operações policiais e de fronteira, além
do mercado de viaturas de serviço de infraestrutura, onde empresas de energia e
serviços públicos encontram no Marruá sua opção para atuar em lugares onde não
seria possível levar seus serviços sem uma viatura do porte e características
do Marruá.
Hoje a Agrale esta consolidada nesse novo nicho
de mercado, apresentando diversos derivados dessa nova família, recentemente
lançou durante a LAAD 2013 a nova viatura Agrale Marruá AM 41, que surge para
atender às necessidades das Forças Armadas no transporte de equipamento, carga e
pessoal em qualquer terreno - 5.000 Kg (carga + reboque).
Outros destaques são o VTL Rec, uma viatura de
reconhecimento; e o utilitário Marruá AM 200 cabine dupla versão policial, demonstrando
ao mundo a capacidade técnica e a qualidade dos produtos desenvolvidos no
Brasil.
GBN Defense - A informação começa aqui
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