sábado, 9 de janeiro de 2010

Caças escoltam avião nos EUA devido a passageiro "indisciplinado"


No segundo incidente do tipo nesta semana, dois caças F-16 foram enviados para escoltar um avião nesta sexta-feira depois de notícias envolvendo um passageiro "indisciplinado" em um voo com destino a San Francisco.

Depois que os aviões de combate se aproximaram, o avião da Air Tran, que decolara de Atlanta, pousou em segurança em Colorado Springs, Colorado, às 12h (17h em Brasília), informou o Norad (Comando de Defesa Aérea da América do Norte) em um comunicado.

Os caças F-16 foram enviados "em resposta aos relatos de um passageiro indisciplinado a bordo do voo 39 da Air Tran de Atlanta com destino a San Francisco", disse o Norad.

O passageiro tinha-se tornado agressivo e se recusou a deixar o banheiro, disse o porta-voz da companhia aérea Tad Hutcheson à rede CNN. O passageiro parecia estar embriagado, ele disse.

O passageiro foi detido após o pouso e agentes do FBI (polícia federal americana) em Denver, Colorado, foram chamados para interrogar passageiros, disse Hutcheson.

O incidente se soma a falsos alarmes que paralisaram aeroportos e assustaram passageiros durante voos nos últimos dias, na sequência de um ataque terrorista fracassado no dia de Natal. O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, 23, foi detido por tentar explodir um avião com 300 passageiros que decolou de Amsterdã com destino a Detroit.

Na quarta-feira, dois caças F-15 interceptaram um avião com destino Havaí, depois que um passageiro causara um "distúrbio".

No domingo, o aeroporto de Newark, em Nova Jersey, foi fechado durante horas depois que um homem entrou sem permissão em uma área de segurança. Durante a semana, as autoridades divulgaram que o alarme, que levou ao atraso das viagens de milhares de pessoas, se deveu a um homem que avançou até a área segura para dar um um beijo de despedida em uma mulher

O Norad, uma missão conjunta dos EUA e do Canadá, envia jatos de combate para responder a eventuais ameaças terroristas no ar desde os atentados de 11 de Setembro.

Os pilotos estão preparados para derrubar os aviões, se necessário, para evitar uma possível repetição dos ataques de 2001, quando aviões sequestrados se chocaram com o World Trade Center em Nova York, e o Pentágono, na capital americana.

Baseado no Colorado, o Norad foi criado durante a Guerra Fria em 1958 para proteger a América do Norte contra ataques aéreos.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger