segunda-feira, 6 de maio de 2013

Israel ataca carregamento de mísseis na Síria


A notícia do bombardeio de Israel a um carregamento de mísseis no Aeroporto de Damasco, na Síria, elevou a tensão no Oriente Médio. O ataque, confirmado por autoridades israelenses, foi o segundo em quatro meses.

Segundo fontes militares de Israel, as Forças Aéreas israelenses atacaram a Síria para impedir que um carregamento de mísseis chegasse às mãos do grupo Hezbolá, no sul do Líbano. E, pelo que disse esta mesma fonte, os mísseis teriam capacidade para "mudar o jogo” na região que faz fronteira com a Síria e com Israel, onde o Exército israelense vive em estado de alerta, pronto para atacar.
A informação sobre o ataque aéreo vazou também por um funcionário do governo americano, mas o governo de Israel não confirmou.

Autoridades libanesas, no entanto, disseram ter percebido uma movimentação incomum dos caças israelenses nos últimos dias, que teriam inclusive invadido o espaço aéreo libanês na região da capital, Beirute.

Israel ataca para se defender, para evitar que armamentos produzidos pelos iranianos cheguem perto da fronteira onde inimigos teriam muito mais chances de jogar bombas sobre Tel Aviv ou mesmo sobre Jerusalém, como aconteceu no fim do ano passado.
E uma grande preocupação é evitar que essa constante troca de agressões ganhe o terrível reforço das armas químicas de Bashar al-Assad. O governo de Israel calcula que o presidente sírio tenha pelo menos 15 depósitos com esse tipo de armamento.

Neste sábado (4), na Costa Rica, o presidente americano, Barack Obama, disse que só Israel pode confirmar ou negar o ataque. E sem se referir ao bombardeio de quinta-feira (2), reafirmou que Israel tem o direito de se defender.

Enquanto o mundo pensa, a população Síria foge do país ou convive com os massacres. Teriam sido dois nos últimos dois dias, nas áreas costeiras da Síria. Ativistas de direitos humanos dizem que em uma única cidade 77 pessoas foram mortas por milícias ligadas ao governo. Só que em um lugar onde existe até recompensa pela captura de jornalistas, é muito difícil confirmar qualquer informação.

Fonte: Notimp
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger