terça-feira, 2 de novembro de 2010

Elbit modernizará T-72 do Azerbaijão


A Elbit Systems de Israel, segundo as informações foi selecionada para realizar a modernização dos MBT’s T-72 do Exército do Azerbaijão. No início do mês de outubro, a Elbit Systems anunciou que foi selecionada por um cliente asiático não divulgado para um projeto de atualização do tanque. Ontem, Rashad Suleymanov da Agência Azeri-Press (APA) citou fontes militares, informando que a companhia israelense e o Ministério da Defesa do Azerbaijão chegaram a um acordo sobre a atualização dos MBT’s russos.

O contrato, que foi anunciado pela Elbit Systems em 04 de outubro de 2010, irá fornecer ao T-72 do Azerbaijão um sistema de de batalha no estado-da-arte, com sistemas modernos de observação, vigilância e controle. De acordo com a empresa israelense, o programa de modernização tem um valor total de US $ 56 milhões e será concluída dentro de dois anos. Nem os funcionários Elbit Systems nem do Ministério da Defesa forneceram mais pormenores sobre o contrato, tais como o número de tanques a ser atualizado.O Azerbaijão opera uma frota de cerca de 180 blindados T-72, dos quais 62, supostamente, foram comprados da Rússia em 2009.

Segundo a APA, a Elbit Systems foi selecionada em uma disputa com a ASELSAN turca para realizar o projeto de modernização. Ambas as empresas tinham simultaneamente testado os sistemas oferecidos em suas respectivas propostas para o programa em vários tanques do Exército do Azerbaijão em Nakhchivan, uma região autônoma no Azerbaijão.

A seleção da Elbit Systems sublinha os esforços da empresa para obter uma forte posição no país do Cáucaso Meridional. A maior companhia de eletrônica e defesa de Israel abriu um escritório em Baku, em setembro de 2009 e fundou uma empresa local, registrada como Elbit Systems Ltd do Azerbaijão e liderada por Edward Majorovich Chernin.

Na ocasião do anúncio de contrato, Joseph Ackerman, Presidente da Elbit Systems e CEO, disse: "A escolha de nossa empresa para este projeto de atualização, é uma sequência dos projetos anteriores que temos realizado para este cliente, atesta o elevado nível de satisfação com nossos sistemas e . performance "O chefe da empresa israelense acrescentou que as duas subsidiárias Elbit Systems, Elbit Systems Land & C4I - Tadiran Elbit Systems e Eletro-óptica - Elop, contribuiriam para o programa.

A empresa já trabalha com o Ministério da Defesa do Azerbaijão na área de veículos aéreos não tripulados (UAVs). Além disso, a APA informou em setembro de 2009 que o MD decidiu cooperar com as empresas de defesa da Turquia e de Israel na produção conjunta de veículos de combate blindados, incluindo veículos de combate sobre lagartas, ponte-camadas e caminhões blindados.

Além de sua forte cooperação com a indústria de defesa israelense e aquisições importantes do excedente da Rússia, o país tem uma ligação de longa duração com a Turquia, sublinhada por uma série de programas de atualização concedido a empresas turcas e projetos comuns de produção .

Além disso, o Azerbaijão, que ainda tem alguns problemas em suas fronteiras com a Armênia, desempenha um papel importante no apoio à operação internacional no Afeganistão, que atualmente emprega 90 soldados da ISAF. Durante uma visita em julho, Secretário de Defesa dos EUA, Robert M. Gates, elogiou a contribuição do país à ISAF. De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, cerca de 25 por cento dos suprimentos da coalizão que chegam ao Afeganistão passam pelo chamado "Esporão do Cáucaso", que inclui o Azerbaijão. Em julho, Gates afirmou: "Claramente, que a capacidade de sobrevoar o Azerbaijão, e a possibilidade de usar o transporte terrestre através do Azerbaijão, bem como pela Rússia e o Quirguistão, é a forma mais eficaz e a mais rentável de levar suprimentos para a coalizão, bem como para as forças afegãs ".

Portanto, o Azerbaijão não é só deixa um importante ator na região ainda politicamente turbulenta do Cáucaso, mas é também um centro de importância estratégica para as forças armadas ocidentais, não por causa de sua indústria de petróleo bruto, mas pela sua localização geográfica na costa do Mar Cáspio Mar entre os poderes regionais Irã, Turquia e Rússia.

O ministro das Finanças do Azerbaijão anunciou recentemente que o país vai gastar 3,28 bilhões de dólares americanos em defesa no próximo ano, tornando-se uma das prioridades no Orçamento de Estado para 2011. De acordo com a AzerNews, este reforço financeiro aumenta o orçamento de defesa para um total de 18,9% em relação ao orçamento geral de 2010. Quase metade deste orçamento, supostamente, serão gastos para modernizar as Forças Armadas do Azerbaijão.

Fonte: Defense & Professionals

Tradução: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger