terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasil vai construir e exportar plataformas de petróleo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil agora é capaz de construir plataformas de petróleo, não só para a Petrobras a gigante estatal brasileira de energia, mas também para empresas de outros países, especialmente da América Latina.

"Nós vamos fazer plataformas aqui para outros países também", disse Lula quinta-feira durante a inauguração da P-57, uma plataforma de petróleo com uma capacidade de 180.000 barris por dia em que a Petrobras pretende colocar em operação ainda este ano.

O presidente disse que a indústria naval do Brasil, que se tornou um dos maiores do mundo na década de 1970, mas que havia sido praticamente abandonada antes de sua posse em 2003, recuperou-se mais uma vez, e atraiu o investimento estrangeiro.

A P-57, uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e descarregamento custou US$ 1,2 bilhão, foi construída por estaleiros brasileiros, com cerca de 68 por cento de componentes nacionais.

"O casco da plataforma foi convertido do petroleiro Island Accord no Estaleiro Keppel, em Cingapura, entre Outubro de 2008 e março de 2010," A Petrobras disse em um comunicado à imprensa.

A empresa acrescentou que a P-57 é o primeiro de uma nova geração de plataformas off-shore que serão usadas para desenvolver enormes reservas do Brasil no pré-sal, assim chamado porque os cerca de 80 bilhões de barris de petróleo naquela área estão localizados nas profundezas do oceano sob uma camada de sal de até 2 km (1,2 milhas) de espessura.

Se as estimativas mais otimistas se confirmarem, as jazidas do pré-sal - localizada em cerca de 160 mil quilômetros quadrados, pode se traduzir em um aumento de quase seis vezes na atual reserva do Brasil, comprovadas de 14 bilhões de barris e transformar a nação sul-americana em uma potência do petróleo.

Lula lembrou que a Petrobras planeja investir milhões de dólares até 2014 - principalmente para explorar as reservas em águas profundas - e, portanto, terá de comissionar numerosas plataformas e petroleiros.

"Nós vamos precisar de um monte de navios-tanque e um monte de plataformas, e também um monte de estaleiros para construí-los aqui", disse o ex-torneiro mecânico e chefe da União disse em um discurso nacionalista, decididamente.

"E essas empresas vai instalar estaleiros aqui no Brasil, porque nós temos que construir plataformas aqui para muitos países, para os países da América do Sul e outros países que não têm a nossa mesma tecnologia", acrescentou Lula.

O presidente disse que os estaleiros de Singapura constroem equipamentos na Ásia para atender a demanda de países como a China, mas observou que eles terão que se estabelecer no Brasil para atender à demanda da América do Sul e África.

Lula lembrou que nos últimos anos, empresas brasileiras e estrangeiras têm instalado ou reconstruído estaleiros no Brasil para atender à crescente demanda.

"Era um Brasil que acreditava que tudo tinha que vir de fora porque era melhor, mais bonito e mais barato", disse Lula, ressaltando que a Petrobras conseguiu que suas sondas construídas no exterior passassem a ser produzidas no país.

"Nós estamos indo para a construção dos cascos para plataformas no Rio Grande do Sul. Nos próximos anos, vamos construir dezenas de plataformas e centenas de navios de apoio no país ", presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou durante a cerimônia de quinta-feira no estaleiro Brasfels em Angra dos Reis, no sudoeste do Rio de Janeiro.

Fonte: EFE

Tradução: Angelo D. Nicolaci

Colaboração e Sugestão: Daniel Besson
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger