
A resistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à instalação das sete bases militares norte-americanas na Colômbia não fará com que opte pelo isolamento do país vizinho nem por pressionar o colega colombiano, Álvaro Uribe. Segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, em entrevista exclusiva à TV Brasil, não há intenção de “colocar a Colômbia contra a parede”.
“O Brasil não tem a intenção de isolar a Colômbia, sobretudo, um país amigo”, afirmou Garcia. Ele lembra que no último encontro, dia 19, em São Paulo, de Lula e com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, o colombiano disse que apresentaria o plano de instalação das bases ao brasileiro antes de sua fixação.
A tensão nos países sul-americanos aumentou, especialmente, sob liderança da Venezuela depois do anúncio da instalação das sete bases para o Exército dos EUA na Colômbia.
De acordo com especialistas brasileiros, a preocupação se refere à autonomia militar que os Estados Unidos terão sobre as bases. Segundo as autoridades da Colômbia e dos Estados Unidos, as bases serão comandadas pelos militares colombianos.
Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou o envio de uma comissão parlamentar à Colômbia com o objetivo de observar, investigar e analisar a instalação das bases militares norte-americanas.
Fonte: Agência Brasil

.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário