sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Países do O.Médio podem construir 15 reatores nucleares, diz "The Times"


Vários países do Oriente Médio podem construir pelo menos 15 novos reatores nucleares até 2025, projetos que podem fazer eclodir uma corrida armamentista na região, revela hoje o diário britânico "The Times".

Segundo o periódico - que cita países como Egito, Turquia, Kuwait, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Jordânia -, há o temor de que os planos que estão sendo anunciados pelos Governos da região sobre os reatores podem causar o primeiro passo de uma corrida armamentista em uma região já instável.

Os Emirados Árabes Unidos começaram seus preparativos no litoral do Golfo Pérsico. O país espera contar com quatro reatores de construção sul-coreana até 2017; o Kuwait espera anunciar formalmente a construção de quatro reatores no final deste ano; e a Arábia Saudita, que até agora não estava convencida sobre a opção nuclear, pode fazer o mesmo, destaca o jornal.

A Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) espera que as autoridades sauditas esclareçam seus planos nos próximos 18 meses.

A Turquia assinou um acordo com a Rússia para construir quatro reatores, enquanto o Egito iniciará um estudo para dois reatores no litoral mediterrâneo.

Por sua vez, a Jordânia quer seguir os passos dos Emirados Árabes Unidos e mantém conversas sobre um acordo de cooperação com os Estados Unidos sobre esse tema, tal como indicou o "The Times".

Estes planos, continua o periódico, fazem parte de um desenvolvimento global da energia atômica, vista agora como economicamente viável, devido ao aumento dos preços do petróleo e à preocupação quanto ao impacto ambiental dos combustíveis fósseis.

No caso dos países do Golfo, há um aumento da demanda de energia por causa do aumento da população.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger