
O relatório final do comando da aeronáutica sobre o projeto F-X2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e F-18 Super Hornet, da americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab.
O documento foi entregue ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A assessoria de imprensa da aeronáutica não confirmou essas entregas, mas admitiu que o documento foi concluído e que está mantido sob sigilo.
O conteúdo do novo relatório contrasta com a versão anterior, na qual a aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, a aposta preferencial do Palácio do Planalto nessa concorrência, a aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.
O vazamento dessa versão no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à “segurança nacional”.
Novo documento apenas alivia saia justa
A nova versão não traz uma hierarquia dos concorrentes, como a anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos e testados.
Parlamentares que acompanham essa concorrência para a renovação da frota da Força Aérea consideram que o documento final apenas alivia a saia justa que a aeronáutica costurou para o Planalto. Mesmo que o relatório viesse a apontar claramente o Rafale como a escolha perfeita, as sucessivas tentativas da aeronáutica de constranger o governo a recuar em sua preferência foram registradas pelo Palácio do Planalto e devem resultar em punição.
Em outubro, a cúpula da aeronáutica apresentou a deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional as razões pelas quais considerava os caças Gripen NG mais apropriados.
O próprio comandante da aeronáutica, Juniti Saito, alegara a um parlamentar que o fato de o projeto do caça sueco ainda estar em fase de desenvolvimento aumentaria a chance de absorção de tecnologia pela Embraer. Além disso, Saito reforçara as vantagens dos Gripen NG em termos de custo e de manutenção. O ápice, entretanto, foi o vazamento do relatório anterior, quando a nova versão estava prestes a ser concluída.
Desde 1994, o governo brasileiro tenta renovar a frota da FAB. Em setembro do ano passado, Lula abriu uma polêmica ao se adiantar ao resultado da concorrência e anunciar que o Brasil negociava a compra dos Rafale, da francesa Dassault.
PROGRAMA F-X2
- Prevê a compra de 36 caças multiuso para substituir os modelos em operação. A FAB espera ter a primeira aeronave em 2014. O custo estimado do negócio é de R$ 10 bilhões. A empresa sueca Saab diz que o seu pacote pode sair pela metade disso. O preço inclui o avião em si, logística, suporte por cinco anos e o pacote de armamentos.
Fonte: Zero Hora

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Como eu disse, muita água ainda vai rolar debaixo desta ponte até sabermos o que está acontecendo de fato.
ResponderExcluirDe qualquer modo, o Godoy e o Valor já haviam avisado que o relatório anterior era falso.
abraços a todos
Realmente amigo Hornet, ainda vai rolar muita água sob esta ponte....
ResponderExcluirA mídia como sempre adora criar polêmica e se deixa usar por diversos interesses, eu até reconheço que eu me excedi um pouco em meus comentários, mas sabe como meu sangue sobe quandoa questão é investimento em Defesa...rsrsrs
Vamos torcer para que tudo venha a tona e que o Brasil seja beneficiado no fim disso tudo.
Angelo,
ResponderExcluirtranquilo. Mas neste momento precisamos ter calma e saber entender o que está por trás desta bagunça toda. E parte da imprensa, como vc bem sabe, adora colocar uma lenha na fogueira, né?...hehehe
abração