sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Governo força FAB a fazer relatório a seu favor.


O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

A publicação dessa versão pelo jornal "Folha de S.Paulo" no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional". "Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores.

Fonte: O Estado de SP

Nota do Blog: Vergonha!!! É o que eu como brasileiro sinto neste momento que vejo uma instituição tão séria quanto a FAB que até aqui tinha realizado um trabalho exemplar no programa FX-2, onde analisou sob os aspectos que cabiam a analise e classificando os caças de maneira isenta de influência governamental. Agora vejo a notícia de que a pedido do governo a mesma FAB simplismente para agradar o governo tece um relatório no qual deixa de lado as questões que realmente interessam ao meio operacional para dar aval a vontade de um governante que não entende bulufas de aviação de combate. Pior que isso, ele inverteu a lista para poder dar respaldo ao governo.

No primeiro FX o Gripen sagrou-se vencedor, mas foi cancelado o processo e comprado um lote de mirrage 2000. Agora vemos uma pouca vergonha dessas, estou decepcionado com a atitude tomada pela FAB, pois de políticos não espero nada a muito tempo, pois só fazem as besteiras deles, afinal quem vai pagar os mandos e demandos desses inconsequentes, imbecis somos nós o povo que sustenta esse governo amador.
Share this article :

4 comentários:

  1. Estou para ver blog mais, fraco, hauhaua desde quando jornal furreca Brasileiro e fonde de informação confiavel? Vai, compra o Sueco, uma semana depois se o Brasil não apoiar os EUA(Em qualquer discurção) eles proibem a venda da turbina e de outros itens para os caças brasileiros. Acorda, tem dedos EUA nessas materias.

    Olha o video abaixo, e aprende com o tipo de pais que estamso negociando:

    http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&feature=player_embedded

    E obvio que o baratinho Gripen NG e problema puro tanto em capacidade quanto em disponibilidade de material para sua produção, so um jornal manipulador joga uma bestera desa no ventilador.

    Compramos Rafale, salvamos o melhor caça, e a industria aeronaltica Francesa, criamos um elo de confiança.

    Aff melhor resposta até o momento é a do Celso Amorim, barato que sai caro.

    ResponderExcluir
  2. José Carlos08/01/2010, 17:15

    Chico, eu não penso assim, na verdade concordo em parte com o angelo, pois hoje não vejo uma possibilidade de proibição de venda de turbinas ao Brasil. Pois assim como eles podem nos vetar coisas, hoje também podemos de certa forma fazer uma retaliação comercial a eles também.

    Como diz o Hornet, o mundo hoje esta se tornando multipolar e isso vai fazer com que certas posturas mudem, principalmente em relação ao Brasil

    ResponderExcluir
  3. Chico, com relação a fonte de informação de jornais, você esta coberto de razão. Quantas vezes aqui eu desmenti noticias manipuladas de diversas fontes? Quantas vezes o GeoPolitica Brasil demonstrou falta de bom senso na análise dos fatos?

    Espero que o amigo esteja acompanhando nosso trabalho a algum tempo para poder dizer estas palavras, pois eu já vi diversos Blogs ditos confiaveis, sendo incapazes de admitir um erro, ou contrapor a grande mídia quando esta esta claramente distorcendo fatos.

    Posso ate estar sendo um pouco precipitado ao apoiar o dito relatório que apresenta o Gripen como o vencedor na concepção da FAB, mas estou embasado não no que o jornal por si próprio disse, mas em tudo que eu presenciei e ouvi de pessoas de dentro da FAB. Confiando em informações que obtive diretamente do fabricante quando me refiro na abrangencia da parceira proposta.

    Agora meu caro amigo, se esta com fobia de tudo que é americano, espero que procure um psicólogo, pois isso é passivel de tratamento. Pois sei muito bem o que representa o pacote americano e como funciona a política daquele país para resto do mundo, se você tiver um pouco de tempo e acompanhar nosso trabalho, vai poder ver que não apoio qualquer governo e não sou a favor de termos um país dependente de nenhum outro.

    No caso do acordo com a França, meu maior receio é dependermos demais da tecnologia de uma unica fonte. você pode ver com bons olhos, mas do ponto de vista estratégico não podemos criar esta estrita dependência.

    Como já disse, eu achei interessante o acordo com a França, trás muito benefício ao Brasil, mas não podemos depender de um único aliado.

    ResponderExcluir
  4. Ah!!! Só mais uma pergunta: Que motores e tecnologia estão presentes em nossos Super Tucanos? Se me recordo bem são americanos, assim como boa parte da tecnologia dos R-99 A/B, assim como os C-130, assim como em diversos outros equipamentos. O que muda ? è preciso analisar bem antes de sair criticando as coisas ou acusando de amadorismo um meio de informação e discussão, pois como é o objetivo aqui do GeoPolítica Brasil é fomentar o debate a troca de informação respeitando a posição de cada um, pois isso é um principio democrático o qual apoiamos

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger