Na última terça-feira, 2 de abril, a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), e a renomada empresa Embraer celebraram um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Este acordo tem como objetivo principal promover estudos conjuntos visando o desenvolvimento de radares integrados com Sistemas de Comando e Controle, destinados ao emprego nos principais Programas Estratégicos da Marinha.
O momento histórico foi formalizado durante a LAAD Security & Defense 2024, a maior e mais prestigiada feira de defesa e segurança da América Latina, sediada em São Paulo. A assinatura do acordo foi realizada pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, em meio a representantes das duas instituições e um público atento ao avanço dessa parceria estratégica.
O acordo estabelece uma colaboração mútua para analisar, do ponto de vista técnico e operacional, o aprimoramento do Radar Gaivota X, integrado com o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo), voltado para busca de superfície, além do Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA), para tarefas de vigilância marítima. Ambas as instituições irão empregar tecnologias desenvolvidas pelos parceiros para impulsionar o nível de maturidade tecnológica desses sistemas estratégicos.
É importante ressaltar que esse esforço conjunto para desenvolver tecnologias independentes, principalmente no que se refere aos produtos de Defesa, e a colaboração para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID) estão em total consonância com um dos Objetivos Nacionais de Defesa, conforme delineado na Política Nacional de Defesa.
Nesse contexto, a nacionalização dos equipamentos dos meios navais e de Fuzileiros Navais emerge como uma das principais prioridades do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, conforme delineado no Plano Estratégico da Marinha (PEM) 2040, destacando o compromisso com a soberania nacional e o desenvolvimento tecnológico autônomo.
A parceria entre a Marinha do Brasil e a Embraer promete não apenas fortalecer as capacidades tecnológicas do país na área de defesa, mas também impulsionar a indústria nacional, gerando empregos qualificados e promovendo a inovação tecnológica em um setor estratégico para o desenvolvimento nacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Agência Marinha de Notícias
0 comentários:
Postar um comentário