domingo, 1 de agosto de 2010

A imprensa e você, qual sua visão?


Recentemente eu postei um artigo falando sobre o perigo interno que representam as ONGs,movimentos indigenas e quilombolas, além da falta de ética da mídia nacional. Sobre esta postagem um amigo leitor, Galileu, me fez algumas perguntas, as quais respondi na mesma postagem e hoje eu resolvi desenvolver um pouco mais este comentário para que possamos discutir juntos estas questões.

Então vamos começar a levantar as questões para que possamos compartilhar nossas visões e conhecimentos, fazendo valer aqui a sua voz.

A primeira pergunta que nosso amigo Galileu fez foi com relação a minha opinião sobre a imprensa nacional.

A imprensa nacional é manipuladora,corporativista e por demais usada como ferramenta de manobra de massa em favor de interesses escusos. Deixando de agir de forma imparcial para assumir posição em favor de seus interesses e do grupo que lhe convir.

Mas este é um fenomeno mundial,pois há muito um pequeno grupo descobriu que a mídia tornou-se o quarto poder do Estado, em alguns casos sendo o maior desses, com poder de derrubaar e levantar governantes, capaz de mudar o cenário a seu bel prazer, criando "verdades" sobre ilusões.

No Brasil vemos um incrivel amadorismo e falta de ética, além da parcialidade e partidarismo dos barões da comunicação, que tem em suas mãos um povo sem cultura ou memória politica, sendo presas fáceis a todo tipo de manipuladores. Sendo por demais míope e anti-nacionalistas.

Outra questão que levantou foi sobre a regulação de tal "Poder", algo que é muito complexo de se analisar e concluir em apenas uma postagem, pois há diversas variáveis e pontos controversos a serem estudados.

Mas com respeito a sua regulação, vejo como algo impossivel e perigoso de se conduzir, mas vejo como opção a politização e criação de uma postura critica da sociedade com relação as noticias e informações que lhe vendem, criando um questionamento e uma discussão sobre até onde os fatos são reais ou relevantes, adotando uma postura de informação e contra-informação que daria um nivel maior de qualidade a nossa imprensa.

Agora eu convido a você amigo leitor postar aqui um comentário sobre sua posição respeito do exposto acima.
Share this article :

2 comentários:

  1. Olá Angelo.

    Valew pela menção...

    Como disse sou a favor de haver regulação, mas também concordo que é perigoso, estar ao controle de uma pessoa min. das comunicações, e como todos sabem é cada figura que se torna ministro nesse país.

    Eu particularmente, não vejo Tv aberta, as vezes um jornal ou outro programa da Tv cultura, mas me informar só pela internet, a internet te oferece ou te dá o poder de averiguar a notícia.
    Mas ultimamente tá complicado, o que tem de site dando ctrl-c + ctrl-v ahhahaah.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Realmente Galileu,

    É um pouco dificil mesmo hoje na internet ter acesso a notícia, pois ate na rede enfrentamos muita notícia furada. Mas com relação ao famoso Ctrl+c Ctrl+v, até os grandes jornais o fazem, cabe ao leitor e editores de blog ter um pouco de senso crítico e peneirar o que vai ter como verdade ou conteúdo a ser compartilhado.

    Pois noticias mesmo que tendênciosas possuem um vasto que podemos explorar e cruzar dados de outras fontes, além de usar os diversos blogs e redes sociais para discutir tais temas e compartilhar os conhecimentos individuais, criando um vasto conhecimento comum a todos e afiando o senso critico indivdual.

    Como o amigo já notou, eu costumo fazer uso desta tecnica, onde procuro postar as principais noticias dentro do meu escopo e sempre que possivel escrevo artigos próprios afim de expor minha posição ou mesmo levantando o questionamento a respeito de diversos temas.

    Em breve espero possuir mais tempo para migrar para outro modelo editorial, onde pretendo ter como secundário os artigos trazidos da grande mídia e passar a escrever mais e contar com colaboradores que também queiram escrever seus artigos e ter publicado aqui em nosso Blog, afinal este espaço é de todos nós.

    Um grande abraço amigo e uma ótima semana

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger