
A ONU (Organização das Nações Unidas) concordou em entregar à Guiné-Bissau um ex-chefe da Marinha acusado de liderar um golpe fracassado em 2008, de acordo com uma declaração conjunta emitida nesta sexta-feira.
"As Nações Unidas se comprometeram neste dia, 8 de janeiro, a entregar o contra-almirante Bubo Na Tchuto ao governo [do primeiro-ministro Carlos] Gomes Junior", diz o comunicado divulgado após uma reunião entre membros da ONU e funcionários do governo.
Na Tchuto refugiou-se nos escritórios da ONU na capital em dezembro, depois de retornar do exílio na vizinha Gâmbia em uma canoa, disfarçado como um pescador.
Seu retorno levou a um reforço da segurança, incluindo controles rodoviários mais rígidos, em um Estado frágil visto como um entreposto do tráfico de drogas rumo à Europa.
Na Tchuto, que é suspeito de estar envolvido no tráfico de drogas e mantém aliados nas Forças Armadas, é procurado por planejar uma fracassada tentativa de golpe em agosto de 2008 contra o ex-presidente João Bernardo Vieira.
Vieira foi posteriormente morto por soldados renegados em março de 2009 e foi substituído por um governo eleito que tem tomado medidas preliminares para tentar estabilização do país.
A ex-colônia portuguesa de 1,5 milhões de habitantes é uma dos países mais pobres do mundo, e as suas instituições têm sido enfraquecidas pela influência dos narcotraficantes latino-americanos, que o usam como um ponto de tráfego para carregamentos de cocaína enviados à Europa, muitas vezes com a cumplicidade das Forças Armadas.
Fonte: Reuters
0 comentários:
Postar um comentário