
Israel abriu neste domingo uma de suas passagens na fronteira com da faixa de Gaza para permitir a saída de flores e morangos destinados à exportação e a entrada de combustível e ajuda humanitária, afirmaram fontes oficiais palestinas.
"As autoridades da ocupação israelense reabriram a passagem de Kerem Shalom, ao sul, para permitir a entrada de 74 caminhões carregados de ajuda humanitária e combustível derivado do petróleo", disse aos jornalistas Raed Fattouh, responsável pela coordenação da entrada de bens a esse território palestino.
Fattouh acrescentou que o Estado judaico deu também sinal verde à saída, pelo mesmo cruzamento, de morangos e de um caminhão com rosas e cravos, em uma rara exceção ao bloqueio econômico que exerce sobre Gaza há três anos e meio com a cooperação do Egito, o outro país com o qual a faixa palestina compartilha fronteira.
Israel permitirá a saída de todas as flores e morangos da faixa nesta safra, que acaba em maio que vem. Nesta semana já saíram da faixa de Gaza em direção à Europa pelo menos 30 mil flores.
Israel relaxou em anos anteriores de forma pontual o bloqueio a Gaza --que endureceu novamente em junho de 2007, após a tomada pelo Hamas do território-- para permitir a exportação de morangos e flores. Quanto ao combustível, Fattouh detalhou que se trata de diesel industrial (destinado a alimentar a única central elétrica de Gaza) e de gás de cozinha.
Por outro lado, o Egito abriu neste domingo por três dias seu posto fronteiriço com Gaza, Rafah, para permitir o movimento em ambas as direções de centenas de palestinos, informaram fontes da terminal. Até a próxima terça-feira (5) poderão retornar aos seus lares os palestinos que foram ao Egito para receber atendimento médico, e os doentes e estudantes da faixa terão uma oportunidade de fazer a viagem ao contrário.
Fonte: EFE
0 comentários:
Postar um comentário