Cerimônia no estaleiro de Itaguaí destaca o papel fundamental de civis na construção dos novos submarinos da frota brasileira
Em comemoração ao Dia do Submarinista e ao 111º aniversário do Comando da Força de Submarinos, a Marinha do Brasil promoveu, nesta quarta-feira (17), uma cerimônia especial no Cais 04 da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). O evento prestou homenagens a profissionais civis que têm contribuído decisivamente para o futuro da força naval brasileira, especialmente na construção dos novos submarinos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
Neste ano, nove integrantes da Itaguaí Construções Navais (ICN) foram condecorados com a medalha de submarinista honorário de 2025, um reconhecimento simbólico do esforço, competência técnica e dedicação desses profissionais à consolidação da capacidade submarina nacional.
A homenagem evidencia o papel estratégico desempenhado pela integração entre civis e militares no fortalecimento do setor de Defesa. A ICN, parceira da Marinha na construção dos submarinos convencionais da classe Riachuelo e do futuro submarino com propulsão nuclear, tem sido essencial para o desenvolvimento de tecnologias de ponta e da indústria nacional.
![]() |
O ICN é responsável pela construção dos submarinos Classe Riachuelo |
Um dos homenageados, Marco Antônio Ribeiro, atualmente Coordenador de Segurança Orgânica da ICN, destacou o simbolismo da medalha:
“A cerimônia de hoje me lembrou os meus muitos anos de Marinha do Brasil. Foram inúmeras conquistas e, claro, a sensação de prestar serviços à pátria amada da melhor forma possível. Sou muito grato à Marinha por tantos anos como Suboficial Fuzileiro Naval. Hoje, como civil, tive a honra de relembrar aqueles bons momentos e também ser agraciado com uma medalha pelos serviços ora prestados. Fico muito grato à ICN e à Marinha.”
Além dos homenageados, estiveram presentes na solenidade o Diretor Industrial da ICN, Mário Botelho, e o Coordenador de Operações e Logística Portuária, Eudes Campos, reforçando o compromisso institucional com a excelência dos projetos em andamento.
A entrega das medalhas reforça não apenas a valorização da memória histórica da Força de Submarinos, mas também a importância de profissionais que, mesmo fora do serviço ativo militar, seguem impulsionando o avanço tecnológico da Marinha do Brasil.
GBN Defense - A informação começa aqui
com ICN
0 comentários:
Postar um comentário