sexta-feira, 18 de julho de 2025

Embraer e Força Aérea Portuguesa celebram marcos com entrega de novo KC-390 e voo inaugural do A-29N

Voo em formação entre as duas aeronaves simboliza a evolução da parceria estratégica entre Embraer e Portugal

A Embraer e a Força Aérea Portuguesa (FAP) celebraram, nesta quarta-feira, dois marcos importantes no fortalecimento da cooperação bilateral em defesa: a entrega do terceiro cargueiro tático KC-390 Millennium e o voo inaugural da variante A-29N do Super Tucano, que marcou o início oficial da campanha de testes da aeronave. As duas plataformas voaram em formação, pela primeira vez, em um momento simbólico que evidencia o avanço conjunto dos programas.

A entrega do terceiro KC-390 integra o acordo firmado entre o governo de Portugal (Türkiye) e a Embraer, que prevê um total de seis aeronaves para a FAP, além da possibilidade de dez unidades adicionais para aliados europeus e membros da OTAN. Com desempenho superior ao de outras aeronaves da mesma categoria, o KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas, voar a 470 nós e operar em ambientes desafiadores, como pistas não pavimentadas. Além de transporte logístico, pode atuar em missões de reabastecimento aéreo, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias.

Essa entrega reforça nossa capacidade operacional e aproxima a FAP da Capacidade Operacional Plena com a aeronave. Ao mesmo tempo, avançamos com um projeto que amplia nossa interoperabilidade com a OTAN”, afirmou o Major-General João Nogueira, Diretor do Programa KC-390 na Força Aérea Portuguesa.

A segunda grande conquista do dia foi o primeiro voo do A-29N Super Tucano, versão especialmente desenvolvida para atender aos rigorosos requisitos da OTAN. Portugal é o cliente de lançamento da nova variante, que teve 12 unidades encomendadas em 2024. O A-29N contará com aviônicos avançados, sistemas de comunicação compatíveis com os padrões da Aliança e outras modificações que ainda não foram divulgadas por motivos de segurança operacional.

“A realização deste voo é um marco na evolução do programa A-29N, resultado de um projeto idealizado em estreita colaboração com a FAP para oferecer uma plataforma de treinamento avançado e emprego tático altamente eficaz”, destacou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Versátil e comprovado em combate, o A-29 Super Tucano já superou 600 mil horas de voo em operações reais e de treinamento ao redor do mundo. Com mais de 290 unidades encomendadas por 22 forças aéreas, o modelo é utilizado em diversas funções, incluindo apoio aéreo aproximado, vigilância de fronteiras, operações especiais, interdição aérea, JTAC, FAC, ISR armado e transição para caças supersônicos.

Com esses avanços, Embraer e FAP não apenas ampliam as capacidades de defesa de Portugal, como também reforçam a posição do país como plataforma estratégica para o desenvolvimento de soluções interoperáveis dentro da OTAN. Além de Portugal, outras nações europeias como Hungria, Países Baixos, Áustria, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia já selecionaram o KC-390, consolidando a aeronave como uma solução de nova geração para as forças aéreas do Atlântico Norte.

O voo em formação do KC-390 e do A-29N em território brasileiro representa, portanto, mais do que um feito técnico: é um símbolo da crescente cooperação industrial e operacional entre Embraer e Portugal, com impacto positivo direto sobre a interoperabilidade, a soberania e a prontidão das forças aliadas no século XXI.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger