terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Viking Flame: Suécia e Reino Unido testam novas capacidades de autoproteção aérea com o Gripen em ambiente de alta ameaça

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Entre os dias 10 e 14 de novembro, as forças armadas da Suécia e do Reino Unido realizaram uma série de testes conjuntos com foco em autoproteção de aeronaves de combate no Campo de Testes de Armas Aéreas de Donna Nook, em Lincolnshire, na Inglaterra. A atividade, batizada de Viking Flame, teve como objetivo reforçar a capacidade de sobrevivência das plataformas aéreas da OTAN diante de ameaças emergentes em cenários operacionais cada vez mais complexos.

Os ensaios integraram o projeto Easyrider, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento e validação de soluções avançadas de proteção de plataformas aéreas, liderada pelo Centro de Guerra Aérea e Espacial da Força Aérea Real (RAF Air and Space Warfare Centre – ASWC) em parceria com o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido (Dstl). A cooperação também contou com o apoio direto da FMV (Administração de Material de Defesa da Suécia), do Instituto Sueco de Pesquisa de Defesa e da Força Aérea Sueca.

No centro da operação estiveram duas aeronaves Saab JAS 39 Gripen, pertencentes à unidade de Teste e Avaliação da FMV. A partir da base aérea da RAF Coningsby, esses caças foram empregados como plataformas de teste para a integração e validação de contramedidas de última geração, desenvolvidas para enfrentar um espectro crescente de ameaças, incluindo mísseis guiados e sistemas de defesa aérea modernos.

A escolha do Gripen não foi casual. Sua arquitetura aberta e sua comprovada flexibilidade para integração de novos sensores, softwares e sistemas de autoproteção o tornaram a plataforma ideal para esse tipo de avaliação. Segundo Martin Palmér Bouvin, gestor de campanha da FMV T&E Luft, o Gripen é único em sua capacidade de incorporar rapidamente novas funções e sistemas, permitindo ciclos de testes mais ágeis e eficientes em comparação com outras plataformas de combate.

Mesmo diante de condições climáticas adversas, seis voos de teste foram concluídos durante a janela operacional. As missões geraram um volume significativo de dados de alta qualidade, que agora serão analisados para orientar futuras decisões sobre a integração de contramedidas avançadas nas plataformas de combate aéreo de próxima geração empregadas pela OTAN.

Mais do que uma atividade técnica isolada, o Viking Flame simboliza o aprofundamento da cooperação militar e tecnológica entre a Suécia e o Reino Unido em um momento em que a superioridade aérea depende cada vez mais da capacidade de sobrevivência em ambientes contestados. A interoperabilidade entre os aliados, aliada ao compartilhamento de conhecimentos, infraestrutura e expertise científica, aparece como um fator decisivo para acelerar o desenvolvimento de soluções eficazes de proteção aérea.

O êxito dos testes reforça a importância de programas colaborativos dentro da aliança, voltados não apenas à capacidade de ataque, mas sobretudo à sobrevivência e continuidade da missão. Em um cenário internacional marcado pelo avanço de sistemas antiaéreos, guerra eletrônica sofisticada e mísseis cada vez mais letais, a capacidade de detectar, enganar e neutralizar ameaças se torna tão estratégica quanto o poder de fogo.

Ao combinar tecnologia de ponta, doutrina integrada e cooperação bilateral de alto nível, Suécia e Reino Unido deram um passo relevante para fortalecer o escudo aéreo da OTAN, evidenciando que a dissuasão moderna não se constrói apenas com armas, mas com inteligência, integração e inovação contínua.


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com FMV

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Economia do crime organizado e o desmantelamento das facções criminosas foram temas debatidos no COP Internacional

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Durante o Congresso de Operações Policiais – "COP Internacional", que reuniu representantes da sociedade civil, forças de segurança, política e justiça do Brasil em São Paulo (SP), o debate sobre a economia do crime e o desmantelamento das facções criminosas foi um dos pontos fortes.

O debate reuniu personalidades como Ronaldo Sayeg, diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), o juiz Alexandre Abraão, da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado do TJRJ, Dr. Carlos Bruno Gaya da Costa, Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Dr. Artur Dian, Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo e do promotor de justiça Luciano Lara. 

O Dr Artur Dian abriu os trabalhos dizendo que minar a economia do crime é um tema contemporâneo e global e questionando o promotor Luciano Lara sobre como o atual sistema penal brasileiro alimenta a economia do crime organizado. O promotor afirmou que a forma como o sistema está hoje ele só garante que as lideranças criminosas continuem atuando e mantendo suas posições mesmo estando dentro do sistema prisional. “O enfrentamento do crime organizado precisa passar por mudanças no sistema prisional”, afirma Lara.

Segundo ele, não há vagas no sistema prisional brasileiro. O CNJ estabelece estarem presos hoje no Brasil mais de 490 mil pessoas, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça, sendo que não há 500 mil vagas em presídios hoje. Além das superlotações e de tudo que ela resulta, isso também é motivo para que a lei penal tenha mecanismos de progressão, que acaba por devolver o criminoso à sociedade para reincidir. “Isso é custo para o estado, sem falar na sensação de imunidade para a sociedade”, afirma Luciano Lara.

Ainda segundo o promotor, nos Estado Unidos, 95% dos crimes são resolvidos em negociações e não vão à júri, o que reduz os gastos públicos. “No Brasil, estima-se que 4,2% do PIB anual seja perdido em torno das questões dos delitos no país”, disse.

Para contribuir com o debate, Ronaldo Sayeg, diretor do DEIC, apresentou o case do ouro em São Paulo, onde o grama vale R$ 714 e estabeleceu-se um forte esquema de roubo e modificação de joias. “O sucesso da operação se deu pela união das forças de inteligência em apoio às operações do DEIC, assim como pela contribuição da Agência Nacional de Mineração”, contou Sayeg.

O juiz Alexandre Abraão, da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado do TJRJ, disse que 27% do território nacional hoje já é do crime organizado. “Essa situação aqui, como em todo o mundo, exige uma união. Veja como o advento do 11 de setembro uniu as forças e órgãos de segurança nos Estado Unidos. Essa união das inteligências e das forças é que vai nos dar caminhos esvaziar a economia do crime organizado e avançar no enfrentamento”, afirmou.

O Dr. Carlos Bruno Gaya da Costa, do GAECO, enalteceu exatamente o que chamou de “atuação interagências” no combate ao crime organizado. “A disponibilidade do cruzamento de dados da Fazenda, CADE, Receita Federal, Banco Central, entre outros, é que nos dá ferramentas para identificar os delitos e atuar no desmantelamento das organizações, cortando seus suprimentos e fiscalizando constantemente as movimentações”, afirmou. Ele também enalteceu a atuação do COAF, que vem se reorganizando depois de um sucateamento, para fortalecer a inteligência das operações.


Sobre o COP Internacional:

A 5ª edição do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional se encerrou no dia 25 de outubro, já consolidada como a maior edição do evento. Foram oferecidas mais de 44 horas de programação com 88 palestrantes. Além disso, 84 marcas expositoras, nacionais e internacionais, apresentaram as soluções mais modernas voltadas para o mundo da segurança pública.

O evento reuniu, ainda, 15 delegações e participantes de mais de 10 diferentes países (Türkiye, Suécia, Israel, Áustria, Estônia, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Brasil). Foram mais de 18 mil visitantes credenciados no evento.


Fonte: IZYCOM Comunicação 360º

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Otokar fecha novo contrato de US$ 83,6 milhões e consolida o COBRA II como referência global em veículos blindados 4x4

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A indústria de defesa da Türkiye amplia sua presença no mercado internacional com mais um avanço significativo. A Otokar, maior exportadora turca de plataformas terrestres, anunciou a assinatura de um contrato de exportação no valor de US$ 83,6 milhões para o fornecimento do veículo blindado tático sobre rodas COBRA II 4x4. As entregas estão previstas para ocorrer ao longo de 2025, reforçando a presença do modelo em forças armadas ao redor do mundo.

Reconhecida como fornecedora oficial de organizações como a OTAN e as Nações Unidas, a Otokar já contabiliza mais de 33 mil veículos militares em operação em mais de 40 países. Segundo Sedef Vehbi, responsável pelo Cluster Militar da empresa, essa presença global é resultado direto do alto desempenho e da confiabilidade dos seus sistemas em missões críticas, que vão desde operações de combate até ações de manutenção da paz em ambientes extremos.

De acordo com a executiva, a experiência acumulada em diferentes teatros de operação é constantemente incorporada ao desenvolvimento de novas soluções, em um processo contínuo de evolução tecnológica alinhado às demandas dos clientes. O COBRA II é um dos melhores veículos blindados de sua categoria em todo o mundo, atualmente em serviço na Türkiye e em diversos outros países, cumprindo uma ampla variedade de missões.

Plataforma consolidada em combate e adaptável a múltiplas missões

O COBRA II 4x4 é hoje operado por mais de 20 usuários em 13 países, atuando sob as mais variadas condições climáticas e geográficas. A plataforma se destacou por sua robustez em terrenos difíceis, desde desertos e regiões montanhosas até ambientes urbanos complexos, o que o tornou uma escolha recorrente em programas de modernização militar.

Desenvolvido com base em quase 40 anos de experiência da Otokar no setor de defesa, o COBRA II foi concebido desde sua origem como uma plataforma modular e escalável. Lançado em 2013, o veículo já conta com mais de 30 variantes, configuradas para atender a diferentes perfis operacionais, incluindo transporte de tropas, reconhecimento, comando e controle, suporte de fogo e evacuação médica, entre outras funções.

Além de sua elevada mobilidade, o COBRA II oferece proteção balística, antiminas e contra artefatos explosivos improvisados (IEDs), um requisito essencial nos cenários modernos de conflito e na condução de operações assimétricas. Seu alto índice de potência por peso garante desempenho superior, ao mesmo tempo em que a arquitetura do veículo permite a integração de uma ampla variedade de sistemas de armas e equipamentos de missão, conforme as necessidades do operador.

Mais do que exportação: projeção estratégica da indústria turca

O novo contrato reforça não apenas a competitividade do COBRA II, mas também a crescente projeção internacional da indústria de defesa da Türkiye, que nos últimos anos tem buscado reduzir dependências externas e ampliar sua autonomia tecnológica. Nesse contexto, a Otokar se consolida como uma vitrine do avanço turco em soluções terrestres, combinando capacidade industrial, flexibilidade de projeto e competitividade no mercado global.

Em um cenário internacional marcado por tensões regionais, conflitos híbridos e demanda por plataformas móveis, protegidas e altamente adaptáveis, o COBRA II se impõe como um ativo estratégico para países que buscam modernizar suas forças com soluções comprovadas em combate.

O novo pedido de US$ 83,6 milhões não representa apenas mais uma venda. Ele evidencia a consolidação de um modelo de sucesso e o fortalecimento de uma cadeia industrial que entende defesa não apenas como mercado, mas como instrumento de soberania, dissuasão e estabilidade.


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ABIMDE comanda Espaço Brasil na Expodefensa e impulsiona indústria nacional de defesa

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Entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2025, o Brasil marcará presença de forma organizada e estratégica na Expodefensa, uma das principais feiras de defesa e segurança da América Latina, realizada no Centro de Exposições Corferias, em Bogotá, na Colômbia. A coordenação do Espaço Brasil ficará a cargo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com a ApexBrasil e com o apoio institucional do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Mais do que uma ação comercial, a iniciativa reflete um movimento consistente de política industrial e diplomacia de defesa, concentrado em ampliar a presença brasileira em um ambiente cada vez mais competitivo e marcado por desafios comuns entre os países latino-americanos.

A edição 2025 da Expodefensa terá como eixos centrais temas de alto impacto estratégico: cooperação regional, resposta integrada a crises, proteção de recursos naturais, combate a atividades ilícitas transnacionais e segurança de infraestruturas críticas. Também estarão em destaque avanços em defesa multidomínio, cibersegurança, tecnologias para controle de fronteiras e gestão de riscos — áreas diretamente relacionadas à soberania e à estabilidade dos países da região.

Segundo o Coronel Antonio Ribeiro, Diretor de Projetos da ABIMDE e responsável pela coordenação do estande brasileiro, os temas escolhidos refletem demandas concretas das Forças Armadas e das estruturas de segurança dos países latino-americanos. De acordo com ele, tratam-se de assuntos “de interesse direto para a região e que abrem espaço para diálogos técnicos capazes de gerar iniciativas concretas de cooperação”. Ribeiro destaca ainda que a participação brasileira atende à necessidade de fortalecer interlocuções internacionais e tornar mais visível a capacidade tecnológica e industrial do país em setores considerados sensíveis e de alta complexidade.

A comitiva oficial do Ministério da Defesa contará com representantes de áreas estratégicas ligadas à ciência, tecnologia, inovação e promoção internacional, além dos adidos de defesa no país anfitrião. Estão confirmadas as presenças da Secretária-Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas; da Coordenadora-Geral do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernanda das Graças Corrêa; do Adido de Defesa e do Exército do Brasil na Colômbia, Coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro; do Adido Aeronáutico, Coronel Antônio Fernandes Filho; do Adido Naval, Capitão de Mar e Guerra Márcio Vitor Dias; e do Coordenador do Departamento de Promoção Comercial, Capitão de Fragata Victor Abel Rosa de Araújo.

No pavilhão brasileiro, treze empresas representarão diferentes segmentos da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Estarão presentes companhias que atuam em áreas como sistemas aeronáuticos, munições, sensores, comunicações seguras, engenharia, serviços de aviação, armamentos, tecnologia têxtil e soluções embarcadas. Entre elas: Ares, Arrow/Dupont, A.S. Avionics, BCA Têxtil, CBC, Helisul, IACIT, IAS, IVG Brasil, M&K, Modirum/GESPI, Omnisys e Taurus.

Essa diversidade tecnológica reforça a maturidade do parque industrial brasileiro no setor de defesa, que hoje não se limita à produção de meios convencionais, mas incorpora soluções avançadas em eletrônica embarcada, integração de sistemas, softwares críticos e produtos de uso dual, capazes de atender tanto à área militar quanto a aplicações civis sensíveis.

A agenda do Espaço Brasil será composta por reuniões bilaterais, encontros técnicos, visitas institucionais e atividades voltadas ao alinhamento estratégico com autoridades governamentais e representantes das Forças Armadas de diferentes países. O objetivo é não apenas a prospecção de negócios, mas o fortalecimento de parcerias de médio e longo prazo, alinhadas às necessidades de modernização e autonomia tecnológica das nações latino-americanas.

A atuação integrada da ABIMDE na feira é vista como um diferencial relevante. Ao centralizar e organizar a participação das empresas, a Associação cria condições mais favoráveis para a geração de oportunidades concretas, além de conferir unidade, credibilidade e projeção internacional à indústria brasileira. Conforme ressaltado pelo Coronel Ribeiro, essa presença coordenada permite a construção de agendas consistentes e a valorização da produção nacional em um ambiente de alta relevância estratégica.

A força da Expodefensa pode ser percebida pelos números da edição anterior, que reuniu mais de dez mil participantes, 231 expositores de 29 países, 53 delegações internacionais e uma ampla cobertura da imprensa especializada. A programação incluiu demonstrações de sistemas, painéis técnicos, encontros governamentais e atividades que aproximaram governos, forças armadas e indústria.

Esse movimento também está diretamente conectado ao projeto Brazil Defense, conduzido em conjunto por ABIMDE e ApexBrasil. A iniciativa busca impulsionar as exportações brasileiras do setor por meio de monitoramento de mercados, apoio à participação em grandes feiras, rodadas de negócios e integração de empresas em ações de promoção internacional. Trata-se de um esforço estruturado para posicionar o Brasil como fornecedor confiável e competitivo no mercado global de defesa e segurança.

Ao associar diplomacia, indústria, tecnologia e planejamento estratégico, a presença brasileira na Expodefensa 2025 reforça uma mensagem clara: a Base Industrial de Defesa é um instrumento de soberania nacional, mas também uma ferramenta de cooperação regional, estabilidade e desenvolvimento tecnológico. Em um cenário global marcado por incertezas e reconfigurações geopolíticas, o Brasil avança não apenas para vender, mas para dialogar, cooperar e se posicionar de forma madura no tabuleiro internacional da defesa.


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com Rossi Comunicação

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segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Embraer entrega os primeiros Centros de Comando e Controle Móvel do SISFRON ao Exército Brasileiro

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A Embraer entregou ao Exército Brasileiro as quatro primeiras unidades do Centro de Comando e Controle Móvel (CC2), marcando um novo avanço dentro da Fase 2 do Programa Estratégico SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Ao todo, 15 viaturas serão repassadas nesta etapa, com foco direto na ampliação da capacidade de comando, controle, comunicações, inteligência, vigilância e reconhecimento ao longo da faixa de fronteira oeste do país.

Mais do que simples plataformas de apoio, os veículos CC2 são nós móveis de integração de dados e tomada de decisão. Eles operam como centros avançados capazes de reunir, em tempo real, informações provenientes de diferentes sensores, sistemas de vigilância, bases de dados e plataformas de monitoramento, transformando esses dados em consciência situacional aplicável ao terreno. Essa capacidade é decisiva em operações que exigem resposta rápida, coordenação interagências e domínio do ambiente operacional.

Além da integração de informações, os CC2 asseguram comunicações protegidas e resilientes, requisito essencial em cenários onde a segurança das transmissões é tão vital quanto a própria coleta de dados. Em regiões de difícil acesso ou com limitada infraestrutura de telecomunicações, a mobilidade desses centros torna-se um diferencial estratégico, permitindo ao Exército manter continuidade de comando mesmo em ambientes complexos e remotos.

A entrega dos primeiros CC2 dentro da Fase 2 do SISFRON reforça uma lógica já consolidada: a defesa das fronteiras não se limita à presença física, mas depende crescentemente da integração tecnológica, da interoperabilidade de sistemas e da capacidade de antecipação. Trata-se de um salto qualitativo na maneira como o Brasil protege seu território, combate ilícitos transfronteiriços e amplia sua soberania efetiva em áreas sensíveis.

O SISFRON é, por definição, um projeto de longo prazo e de Estado. Ele não se restringe ao monitoramento, mas estrutura uma nova arquitetura de defesa territorial, unindo sensores, plataformas aéreas e terrestres, centros de comando e sistemas de análise em uma rede única. Nesse contexto, os CC2 funcionam como peças-chave, traduzindo dados em decisão e decisão em ação no terreno.

Segundo a própria Embraer, a entrega dessas unidades representa mais um passo concreto no fortalecimento das ações de vigilância e monitoramento das fronteiras brasileiras, a partir de soluções desenvolvidas especificamente para atender às demandas da Defesa Nacional. O envolvimento da indústria brasileira nesse tipo de projeto também reforça um pilar fundamental da soberania: a capacidade do país de conceber, produzir, integrar e manter sistemas estratégicos com autonomia tecnológica.

Em um cenário internacional cada vez mais marcado por disputas assimétricas, redes criminosas transnacionais e pressões sobre recursos naturais e rotas estratégicas, investir em infraestrutura de comando e controle é tão importante quanto adquirir meios de combate. É a inteligência, a conectividade e a rapidez de decisão que definem a superioridade operacional moderna.

A chegada dos CC2 ao Exército Brasileiro revela, portanto, mais do que uma simples entrega de viaturas: evidencia a maturidade de um programa estruturante, a confiança em soluções nacionais e a compreensão de que a defesa das fronteiras é, hoje, uma combinação de presença, tecnologia e integração inteligente de capacidades.


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Dom Pedro II, 200 anos: Parte II - As instituições, a soberania e o Brasil que a República não soube preservar

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Se a primeira parte desta série ressaltou a visão quase profética de Dom Pedro II, sua erudição incomum e seu papel na consolidação de um Brasil unido, respeitado e em expansão, esta segunda análise avança para o campo das instituições e das rupturas. Aqui, não se trata apenas de comparar regimes, mas de entender por que o Brasil, que caminhava em direção à modernidade, entrou em um ciclo crônico de instabilidade após a queda do Império.

Durante o Segundo Reinado, o Brasil construiu algo raro na América Latina do século XIX: continuidade institucional. Enquanto países vizinhos mergulhavam em golpes, guerras civis e sucessivas reformas constitucionais, o Império brasileiro manteve uma estrutura jurídica estável, uma diplomacia respeitada e fronteiras praticamente consolidadas. A Constituição de 1824, embora monárquica, sustentava liberdades civis, e a separação de poderes por meio do Poder Moderador, uma engrenagem de equilíbrio que.na prática, evitava rupturas violentas entre Executivo e Legislativo.

Dom Pedro II compreendia que soberania não nasce apenas das armas, mas da credibilidade institucional. Foi sob seu comando que o Brasil estruturou um Estado funcional, uma burocracia eficiente para a época, um Judiciário organizado e uma política externa baseada em dissuasão, diplomacia e projeção de estabilidade. A própria Guerra do Paraguai, frequentemente analisada apenas pelo viés militar, foi, na realidade, um marco na afirmação regional do Brasil como potência capaz de mobilizar recursos, coordenar alianças e sustentar uma campanha prolongada sem colapsar internamente.

O que veio depois, com a Proclamação da República em 1889, não foi uma evolução natural, foi uma ruptura abrupta, liderada por setores militares e elites desconectadas do próprio povo. Não houve plebiscito. Não houve mandato popular. A queda de Dom Pedro II não representou o anseio do povo brasileiro, mas o arranjo de elites que manobraram os militares. O imperador, que poderia ter resistido, preferiu não derramar uma única gota de sangue brasileiro em nome do próprio trono. Esse gesto, por si só, já define o abismo moral entre o estadista e seus detratores.

A República prometia modernizar, mas o que se seguiu foi um período de fragmentação política, coronelismo, revoltas armadas, guerras internas e instabilidade crônica. A alternância entre governos autoritários e experiências democráticas frágeis tornou-se a regra. O país que, sob o Império, projetava-se internacionalmente como potência emergente, passou a ser caracterizado por ciclos de crise, dependência externa e descontinuidade estratégica.

Um dos maiores danos desse processo foi a erosão da visão de Estado. Dom Pedro II pensava em séculos. A República passou a pensar em mandatos. O Brasil imperial investiu em ciência, educação, cultura, infraestrutura e integração nacional de forma contínua. O Brasil republicano, com raras exceções, passou a agir por impulsos, interesses partidários e agendas de curto prazo.

Mesmo na área de defesa, que hoje volta ao centro do debate global, o Império demonstrava maior coerência estratégica. Havia um projeto de Marinha, uma doutrina de Exército, uma política de fronteiras e uma clara consciência de território. A República em muitos momentos, negligenciou a soberania em favor de alinhamentos externos ou improvisações internas.

Não se trata, aqui, de romantizar um passado nem de negar avanços pontuais da República. Mas é impossível ignorar uma evidência histórica: o Brasil que Dom Pedro II governou caminhava para ser potência. O Brasil que o depôs passou a buscar, de forma intermitente e insegura, recuperar um protagonismo que já estivera em suas mãos.

Esta segunda parte evidencia que a maior perda não foi a coroa, mas a lógica de Estado: o senso de continuidade, de projeto nacional e de responsabilidade histórica.

Na próxima parte desta série, a análise avançará sobre o papel de Dom Pedro II como indutor da ciência, da tecnologia e da educação, elementos essenciais para qualquer nação que aspire liderança no século XXI, e como o Brasil, ao abandoná-los de forma estrutural, afastou-se novamente de seu destino natural de potência.


por Angelo Nicolaci


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Lituânia amplia sua defesa antiaérea com terceiro pedido do sistema MSHORAD da Saab

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A Saab confirmou o recebimento de um terceiro pedido do sistema Mobile Short Range Air Defence (MSHORAD) da Agência de Material de Defesa da Lituânia, em um contrato avaliado em aproximadamente 1,4 bilhão de coroas suecas. As entregas estão previstas para ocorrer entre 2026 e 2030, consolidando o fortalecimento contínuo da defesa aérea de baixa altura do país báltico em um contexto de crescente instabilidade no flanco oriental da OTAN.

Com o novo acordo, a Saab fornecerá uma terceira bateria completa do MSHORAD às Forças Armadas da Lituânia. O sistema será integrado pela empresa sueca a veículos JLTV 4x4, fabricados pela norte-americana Oshkosh, combinando elevada mobilidade, proteção balística e capacidade de operar em ambientes complexos e contestados.

Em declaração oficial, Görgen Johansson, diretor da área de negócios Dynamics da Saab, destacou a robustez do sistema frente às ameaças modernas: “Temos orgulho de continuar contribuindo para manter os céus da Lituânia seguros. Nosso sistema de defesa antiaérea móvel é capaz de resistir até mesmo às contramedidas mais avançadas, oferecendo ao usuário a capacidade de se preparar para o esperado e reagir com sucesso ao inesperado”.

O MSHORAD da Saab é uma solução integrada de defesa antiaérea de curto alcance, projetada para acompanhar tropas em movimento e proteger unidades terrestres contra uma ampla gama de ameaças aéreas em baixa altitude, incluindo aeronaves tripuladas, helicópteros, mísseis de cruzeiro e drones.

A arquitetura do sistema combina:

  • Uma unidade de radar móvel baseada no Giraffe 1X, capaz de detectar, rastrear e classificar múltiplos alvos com elevada precisão e velocidade de resposta;

  • Uma unidade de tiro equipada com o sistema de mísseis RBS 70 NG, conhecido por sua alta letalidade, resistência a contramedidas eletrônicas e capacidade de engajamento em ambientes complexos;

  • A integração de todos os elementos por meio do sistema de comando e controle GBAD C2 (Ground-Based Air Defence Command and Control), que garante consciência situacional em tempo real, tomada de decisão rápida e coordenação eficiente entre sensores e atiradores;

  • Um datalink seguro que permite a troca de informações entre as unidades em movimento, ampliando o alcance operacional e a eficácia do sistema em operações distribuídas.

A escolha do MSHORAD reforça a tendência global de priorização de sistemas móveis, modulares e altamente integrados, capazes de responder às novas dinâmicas do campo de batalha moderno, marcado pelo uso intensivo de drones, munições guiadas de precisão e ataques de saturação.

Para a Lituânia, país que faz fronteira com a Rússia e Belarus, o investimento em camadas adicionais de defesa aérea representa não apenas uma necessidade militar, mas um instrumento estratégico de dissuasão e proteção da soberania nacional. Ao ampliar sua capacidade de negação de acesso e proteção de forças terrestres, o país eleva o custo de qualquer tentativa de violação de seu espaço aéreo e territorial.

O novo contrato também evidencia a crescente relevância da Saab no mercado europeu de defesa, especialmente em soluções de curto e médio alcance, que vêm ganhando protagonismo diante do cenário de guerra de alta intensidade observado nos últimos anos.

Mais do que uma simples aquisição de equipamentos, o terceiro pedido do MSHORAD por parte da Lituânia sinaliza uma mudança definitiva na forma como os países europeus encaram sua própria segurança: menos dependência reativa e mais investimento estruturado em capacidades defensivas, adaptadas às ameaças reais do século XXI.


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KIZILELMA entra para a história ao realizar o primeiro abate aéreo BVR por uma aeronave de combate não tripulada

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A aviação militar mundial acaba de testemunhar um marco sem precedentes. Pela primeira vez na história, uma aeronave de combate não tripulada conseguiu engajar e destruir com sucesso um alvo aéreo utilizando um míssil ar-ar de longo alcance, engajando o alvo além do alcance visual (BVR), em um cenário real de teste operacional. O feito foi alcançado em 29 de novembro, durante um disparo histórico realizado pelo Bayraktar KIZILELMA, plataforma de combate não tripulada desenvolvida pela Baykar, em uma operação sustentada integralmente por sistemas da ASELSAN e pela indústria de defesa da Türkiye.

O engajamento ocorreu sobre o Mar Negro e demonstrou uma cadeia completa de detecção, identificação, rastreamento e abate totalmente autônoma e soberana. O KIZILELMA detectou e acompanhou o alvo por meio do radar AESA MURAD, desenvolvido pela ASELSAN, uma das mais avançadas tecnologias de sensoriamento já integradas a uma plataforma aérea não tripulada. Em seguida, o míssil ar-ar BVR GÖKDOĞAN, desenvolvido pela TÜBİTAK SAGE, foi guiado com extrema precisão até o impacto direto, utilizando o radar de busca por radiofrequência da própria ASELSAN.

Além do radar AESA MURAD, participaram da operação um conjunto avançado de tecnologias turcas, incluindo o sistema de identificação amigo-inimigo (IFF), sistemas de comunicação seguras e soluções de controle de tiro de alta confiabilidade. Esses elementos trabalharam de forma integrada, demonstrando não apenas a eficiência individual de cada sistema, mas a maturidade de toda a arquitetura de combate em rede desenvolvida pela Türkiye para seus vetores aéreos não tripulados.

O teste foi acompanhado em voo por altas autoridades militares e industriais do país. Entre os presentes estavam o Comandante da Força Aérea da Türkiye, General Ziya Cemal Kadıoğlu, o Comandante da Força Aérea de Combate, General Rafet Dalkıran, o Presidente e CEO da ASELSAN, Ahmet Akyol, e o Presidente da Baykar, Selçuk Bayraktar. As autoridades acompanharam a missão a bordo de caças F-16 que decolaram da Base Aérea de Merzifon, evidenciando o caráter estratégico do evento e seu elevado grau de importância para a doutrina de emprego futuro da aviação de combate turca.

Mais do que um simples teste bem-sucedido, a missão simboliza uma ruptura conceitual nas operações aéreas modernas. A capacidade de uma aeronave não tripulada engajar alvos aéreos além do alcance visual, empregando mísseis de longo alcance e sensores avançados de forma autônoma, altera profundamente a lógica da superioridade aérea. Plataformas como o KIZILELMA passam a ocupar um espaço até então reservado exclusivamente a caças tripulados, abrindo caminho para novas doutrinas, redução de riscos humanos e maior flexibilidade tática em ambientes contestados.

A conquista reforça, ainda, o salto qualitativo da base industrial de defesa da Türkiye. O domínio completo do ciclo tecnológico, que vai do desenvolvimento de radares AESA à produção de mísseis ar-ar e sistemas criptografados de comunicação, posiciona o país em um seleto grupo de nações capazes de projetar e executar operações aéreas de nova geração com autonomia estratégica.

Ao demonstrar a viabilidade operacional de caças não tripulados armados com mísseis BVR e dotados de sensores avançados, a Türkiye não apenas consolida sua posição como potência emergente em tecnologia de defesa, mas também redefine parâmetros do combate aéreo do futuro. O episódio marca o início de uma nova era, em que a superioridade aérea poderá ser conquistada, em boa medida, por sistemas inteligentes, autônomos e produzidos integralmente dentro das fronteiras nacionais.


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domingo, 30 de novembro de 2025

Dom Pedro II – 200 anos do nascimento do Estadista que projetou o Brasil como potência

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Em 2 de dezembro, completam-se 200 anos do nascimento de Dom Pedro II, o segundo e mais longevo imperador do Brasil, uma figura que, mais do que um monarca, representou um projeto de Estado, uma visão estratégica de nação e uma concepção de soberania que moldou as bases do Brasil moderno. Sua trajetória, frequentemente reduzida a capítulos escolares ou romantizada em pinturas históricas, revela, quando analisada com rigor, um dos períodos de maior estabilidade política, crescimento territorial, avanço científico e projeção internacional da história brasileira.

Dom Pedro II assumiu o poder em 1840, aos 14 anos de idade, em um Brasil ainda em formação, fragmentado por revoltas regionais, com infraestrutura incipiente, instabilidade institucional e limitado reconhecimento internacional. Ao longo de quase cinco décadas de governo, o Império do Brasil consolidou fronteiras, construiu instituições sólidas, expandiu sua economia, desenvolveu ciência, educação, transportes e indústria, e passou a ser reconhecido como uma potência regional, respeitada por nações europeias e pelos Estados Unidos.

Sob seu comando, o Brasil alcançou uma rara combinação de estabilidade política, crescimento econômico e prestígio internacional na América Latina do século XIX. Enquanto vizinhos viviam ciclos constantes de golpes, guerras civis e fragmentação territorial, o Brasil manteve unidade nacional, coesão institucional e capacidade de projeção externa, elemento essencial de qualquer potência.

O Império estruturou as Forças Armadas como instrumentos de Estado, não de facções políticas, reorganizou a administração pública e promoveu a profissionalização do serviço civil e militar. A Marinha Imperial tornou-se uma das mais poderosas do mundo no período. O Exército foi modernizado e testado em conflitos reais, sobretudo na Guerra do Paraguai, quando o Brasil demonstrou capacidade logística, industrial, diplomática e militar compatível com grandes potências da época. O país produzia seus próprios navios, canhões e munições no Arsenal de Marinha e em fábricas nacionais, algo que hoje ainda figura como desafio estratégico.

Dom Pedro II exerceu liderança baseada em conhecimento, diplomacia e visão de futuro. Era fluente em diversos idiomas, correspondia-se com cientistas de renome internacional, como Charles Darwin, Louis Pasteur e Victor Hugo, financiava estudos científicos, apoiava a educação pública e privada e fomentava a criação de bibliotecas, museus, observatórios e escolas técnicas. Diferentemente de uma elite dirigente limitada ao curto prazo, ele compreendia que soberania verdadeira nasce do conhecimento, da tecnologia e da educação de seu povo.

Sob a monarquia, o Brasil investiu fortemente em ferrovias, telégrafos, portos, serviços postais, iluminação pública, ensino superior e pesquisa científica. Foi durante o Império que se estabeleceram bases reais para a industrialização nacional, com estímulos à siderurgia, à mecanização agrícola e à formação técnica, algo raro em economias coloniais recém-independentes.

No plano internacional, Dom Pedro II posicionou o Brasil como ator respeitado na diplomacia global. O país atuava com independência, sem submissão automática a nenhuma potência. A política externa do Império buscava equilíbrio, mediação e defesa dos interesses nacionais, seja na Bacia do Prata, seja nas relações com Europa e Estados Unidos. O Brasil não era satélite: era um ator soberano.

O contraste com os rumos assumidos após a Proclamação da República é incontornável do ponto de vista histórico. A transição não ocorreu por vontade popular ampla, tampouco foi fruto de uma revolução social estruturada. O que se seguiu foram décadas de instabilidade, golpes, fragmentação institucional, crises econômicas cíclicas e perda gradual de projeto nacional. O país, que havia atingido alto grau de previsibilidade institucional sob o Império, entrou em um ciclo recorrente de rupturas, centralismo inconsistente, conflitos civis e experiências políticas frequentemente desconectadas de uma visão estratégica de longo prazo.

Isso não significa que a República não tenha produzido avanços, mas é inegável que, em muitos momentos, o Brasil perdeu continuidade, planejamento e senso de Estado, três pilares que marcaram o período de Dom Pedro II. A substituição de um projeto de nação por projetos de poder, muitas vezes pessoais ou partidários, comprometeu a consolidação do Brasil como potência em diversos momentos do século XX e início do século XXI.

Revisitar Dom Pedro II no bicentenário de seu nascimento não é um exercício de nostalgia monarquista, mas uma reflexão estratégica sobre liderança, visão de Estado, planejamento de longo prazo e soberania. Num mundo marcado por competição entre grandes potências, guerras híbridas, disputas tecnológicas e crise de governança global, o exemplo do Imperador, um governante que pensava em décadas, não em mandatos, torna-se mais atual do que nunca.

Dom Pedro II não governava para si. Governava para o Brasil do futuro.

Talvez essa seja a maior lição de seus 200 anos: uma nação só se torna verdadeiramente grande quando é conduzida por líderes que amam seu povo, compreendem seu papel histórico e estão dispostos a trabalhar não para seu próprio tempo, mas para as próximas gerações.

Acompanhe essa série especial do GBN Defense em quatro partes.


por Angelo Nicolaci


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sábado, 29 de novembro de 2025

Exército Brasileiro aprofunda conhecimento em mobilidade militar com workshop sobre pneus e sistema CTIS

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Em 25 de novembro de 2025, a Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro realizou, em parceria com a Michelin e com o apoio do Arsenal de Guerra do Rio, um workshop técnico voltado ao aprofundamento dos conhecimentos sobre pneus para uso militar e sobre o funcionamento do Sistema Central de Enchimento de Pneus, conhecido pela sigla em inglês CTIS (Central Tire Inflation System). A atividade integrou esforços de capacitação e atualização tecnológica voltados à melhoria da mobilidade, da prontidão e do desempenho das viaturas blindadas da Força em diferentes ambientes operacionais.

O CTIS é um sistema que permite ao operador ajustar, em tempo real, a pressão dos pneus de acordo com o tipo de terreno enfrentado, como asfalto, lama, areia ou trilhas irregulares. A capacidade de adaptar a pressão dos pneus às condições do solo amplia significativamente a tração, reduz o desgaste excessivo, melhora a estabilidade e aumenta a sobrevivência da viatura em cenários operacionais complexos. Trata-se de uma tecnologia empregada nas principais plataformas blindadas sobre rodas do Exército, como a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas 6x6 Guarani e a Viatura Blindada Multitarefa Leve sobre Rodas 4x4 Guaicurus.

As instruções foram conduzidas por representantes da Michelin, empresa responsável pelo desenvolvimento e fornecimento de pneus para aplicações militares, e da Teleflow, companhia que fornece o CTIS que equipa as plataformas Guarani e Guaicurus. Ao longo do workshop, foram abordadas as características técnicas dos pneus militares, suas exigências específicas em termos de resistência, desempenho e durabilidade, bem como os aspectos operacionais, de manutenção e de diagnóstico do sistema de enchimento centralizado.

O evento reuniu militares de diversas organizações estratégicas do Exército Brasileiro, demonstrando o caráter integrado e multidisciplinar da iniciativa. Participaram profissionais da própria Diretoria de Fabricação, do Arsenal de Guerra do Rio, do Instituto Militar de Engenharia, do Centro Tecnológico do Exército, do Centro de Avaliações do Exército, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da Academia Militar das Agulhas Negras e do Batalhão Central de Manutenção e Suprimento, além de um representante da Iveco Defense Vehicles, fabricante das plataformas Guarani e Guaicurus.


Mais do que um treinamento técnico, o workshop se consolidou como um importante espaço de intercâmbio de experiências e conhecimentos entre militares, engenheiros, técnicos e parceiros da Base Industrial de Defesa. Foram discutidos desafios operacionais relacionados ao emprego do CTIS em diferentes tipos de missão, desde operações convencionais até contextos de apoio humanitário e atuação em áreas de difícil acesso, nas quais a mobilidade é fator decisivo para o sucesso da missão.

Ao aprofundar o conhecimento sobre sistemas essenciais às viaturas blindadas modernas, a atividade contribuiu diretamente para o fortalecimento da capacidade operacional do Exército Brasileiro, ampliando a autonomia técnica, a eficiência logística e a segurança das tropas em operação. A iniciativa também reforça a sinergia entre a Força Terrestre, o meio acadêmico e a indústria, elemento fundamental para a evolução contínua das capacidades militares nacionais.

O workshop realizado pela Diretoria de Fabricação se insere em um conjunto mais amplo de ações voltadas à modernização, ao domínio tecnológico e ao fortalecimento da soberania nacional. Ao investir na capacitação de seu efetivo e na integração com parceiros estratégicos, o Exército reafirma, na prática, o seu compromisso com o lema que orienta suas atividades: Produzir soberania.


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com Exército Brasileiro

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AEL Sistemas é reconhecida no Prêmio Top Ser Humano 2025 por estratégia de desenvolvimento de talentos

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A AEL Sistemas, uma das referências nacionais em tecnologia de Defesa, conquistou mais uma vez destaque no Prêmio Top Ser Humano 2025, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A empresa foi reconhecida na categoria Organização com o case “Start-Up AEL: estratégia no desenvolvimento de novos talentos”, iniciativa voltada à atração, formação e retenção de estagiários para áreas estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento.

O reconhecimento reforça a consistência da política de gestão de pessoas da companhia e evidencia a conexão direta entre cultura organizacional, inovação tecnológica e sustentabilidade de longo prazo. Criado em 2022, o Start-Up AEL é resultado da evolução de um modelo estruturado de formação, alinhado ao propósito da empresa, e já apresenta resultados concretos: redução média de 30% no tempo de recrutamento e seleção, taxa de retenção de 82% entre os profissionais formados no programa e participação de 38% desses talentos no time de Engenharia.

Para o presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, o prêmio confirma um caminho construído ao longo dos anos, no qual pessoas ocupam papel central na estratégia corporativa. Segundo ele, a excelência em tecnologia de Defesa depende diretamente da capacidade de atrair, formar e manter profissionais altamente qualificados, alinhados aos valores e à visão de futuro da companhia. O executivo destaca ainda que a integração entre cultura organizacional, estratégia de negócio e demandas do mercado é o que garante agilidade, inovação e competitividade em um setor altamente exigente.

A base desse modelo está na cultura corporativa conhecida internamente como “Ser AEL”. Essa identidade organizacional é orientada por valores como senso de propósito, coragem para desafiar limites, compromisso com clientes, busca constante por inovação e fortalecimento do trabalho em equipe. Essas diretrizes foram consolidadas a partir da Jornada da Excelência, projeto iniciado em 2019 e inspirado nos princípios do autor Jim Collins, que estruturou práticas voltadas à alta performance, engajamento e foco em resultados sustentáveis.

A diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Carolina Amodeo, afirma que a atração e o desenvolvimento de pessoas são pilares do DNA da AEL. De acordo com ela, o Start-Up AEL materializa a filosofia do “primeiro quem, depois o quê”, priorizando a seleção de profissionais que compartilham dos valores da empresa e, a partir disso, desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais ao longo do tempo. Esse alinhamento cultural é visto como a principal vantagem competitiva da organização.

Não é a primeira vez que a AEL Sistemas se destaca no Prêmio Top Ser Humano. A empresa já havia sido reconhecida em 2007, 2023 e 2024. No ano passado, o prêmio veio com o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que capacitou 80 gestores em uma jornada de 144 horas, baseada no conceito de Liderança Nível 5, que combina humildade pessoal e forte determinação profissional. Em 2023, o reconhecimento foi concedido à própria Jornada da Excelência, que envolveu 350 colaboradores e impulsionou indicadores relevantes, como o aumento da satisfação dos clientes, a elevação do NPS e o crescimento da receita por colaborador.

Além desse histórico, a AEL também figura de forma recorrente no ranking Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, o que reforça a consistência de suas práticas de gestão de pessoas em um ambiente altamente técnico e competitivo.

Com a nova conquista em 2025, a AEL Sistemas reafirma que o investimento contínuo em talentos, cultura e liderança é parte integrante de sua estratégia de inovação e de sua contribuição para o fortalecimento da base industrial de defesa do Brasil. Ao aliar tecnologia de ponta a um modelo sólido de desenvolvimento humano, a empresa consolida sua posição como Centro de Excelência em Tecnologia de Defesa e protagonista em programas estratégicos das Forças Armadas.

Enquanto participa de importantes projetos nas áreas aérea, marítima e terrestre, incluindo sistemas de Comando e Controle como LinkBR2, STERNA, SIC2MB e RDS Defesa, a AEL deixa claro que seu principal diferencial não está apenas em sistemas complexos ou soluções avançadas, mas na capacidade de formar pessoas comprometidas com a excelência, a inovação e a soberania tecnológica do país.

Promovido pela ABRH-RS, o Prêmio Top Ser Humano reconhece organizações, projetos e profissionais que se destacam por suas práticas inovadoras em gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social. Consolidado como uma das principais premiações do setor no sul do país, o Top Ser Humano tem como objetivo inspirar transformações positivas no ambiente corporativo e ressaltar o papel fundamental das pessoas no crescimento das organizações.

Com mais de 40 anos de atuação, a AEL Sistemas se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais. A empresa integra programas estratégicos das Forças Armadas do Brasil e do Ministério da Defesa, sendo reconhecida como um Centro de Excelência em Tecnologia de Defesa e um dos pilares da indústria nacional no segmento de alta complexidade.


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Avaliação Operacional do H-125 confirma helicóptero como novo pilar da formação de pilotos da FAB

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A Força Aérea Brasileira concluiu, na Base Aérea de Natal, a Avaliação Operacional Contratual do helicóptero H-125, uma etapa essencial para validar requisitos técnicos e confirmar a adequação da aeronave ao processo de formação dos futuros pilotos de asas rotativas da FAB. Conduzida entre 27 de outubro e 14 de novembro, a avaliação marcou mais um avanço no Projeto TH-X, iniciativa que substituirá a atual frota de treinamento e elevará o padrão de instrução para níveis compatíveis com as unidades operacionais.

A atividade reuniu equipes do PAMA-SP, DCTA, COPAC, COMPREP, DIRMAB, do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) e da Helibras. Em solo e em voo, os especialistas verificaram desempenho, confiabilidade, suporte logístico e aderência aos requisitos contratuais. O trabalho incluiu observação direta em linha de manutenção, diálogo com mecânicos e inspetores e avaliações detalhadas sobre infraestrutura, disponibilidade de peças e resposta do fabricante.

A Tenente Engenheira Bruna Fernandes Vertemati, do PAMA-SP, destacou que a presença dos setores logísticos na avaliação é decisiva para garantir sustentabilidade operacional da frota. Segundo ela, acompanhar as equipes na linha de voo permite identificar necessidades reais, antecipar desafios e assegurar que a aeronave ingressará no serviço com capacidade plena para cumprir as missões de instrução da FAB.

O Major Aviador Guilherme José Ramos De Sanctis, gerente logístico do Projeto TH-X, reforçou que a implantação do H-125 busca modernizar completamente a frota de treinamento. A aeronave oferece desempenho superior, maior disponibilidade, aviônicos avançados e aderência às tecnologias já empregadas nos esquadrões operacionais, garantindo que o piloto formado esteja mais próximo da realidade das aeronaves de emprego militar.

O H-125 representa um salto tecnológico significativo para o Esquadrão Gavião. Entre seus principais avanços estão o motor Turbomeca Arriel 2D com FADEC de duplo canal, maior carga útil, margem de potência ampliada e compatibilidade com óculos de visão noturna. A cabine possui painel Garmin G500 TXi, integração digital de dados e piloto automático de três eixos GFC 600H, capazes de manter altitude, velocidade e atitude com precisão, reduzindo a carga de trabalho do piloto em instrução.

Para a formação básica, esses recursos aproximam o treinamento das condições encontradas em plataformas mais complexas, preparando melhor o aluno para atuar em cenários reais de busca e salvamento, ataque, transporte e operações especiais.

Ao encerrar a fase de avaliação, o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama, ressaltou que o H-125 demonstra grande potencial para elevar o padrão de formação da Força Aérea. Ele destacou o esforço coordenado de todas as equipes e afirmou que a nova aeronave permitirá capacitar pilotos com mais segurança, eficiência e prontidão para missões cada vez mais desafiadoras.

Com a avaliação concluída, o H-125 avança rumo à plena integração na estrutura de formação da FAB, consolidando uma modernização aguardada e alinhada às demandas operacionais de uma aviação militar que se projeta para o futuro.


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com FAB

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BAE Systems recebe contrato de US$ 390 milhões dos EUA para produção de novos Bradley A4

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O Exército dos Estados Unidos deu mais um passo decisivo na modernização de sua frota de veículos blindados ao firmar um novo contrato superior a 390 milhões de dólares com a BAE Systems. O investimento, parte do processo contínuo de revitalização das Brigadas de Combate Blindadas (ABCT), garante a produção de mais unidades do Bradley A4, a versão mais avançada do consagrado veículo de combate norte-americano.

A modernização dos Bradleys representa um dos pilares do esforço norte-americano para manter a superioridade terrestre em um cenário global no qual ameaças convencionais ressurgem e conflitos de alta intensidade voltam ao centro do planejamento militar. Para a BAE Systems, responsável pelo desenvolvimento e integração das melhorias, o A4 não é apenas uma atualização incremental, mas um salto operacional.

Letalidade ampliada, maior consciência situacional e arquitetura digital

Segundo Bill Sheehy, diretor da linha de produtos de Veículos Terrestres da BAE Systems, o Bradley A4 entrega o que há de mais avançado em letalidade, desempenho e capacidade para o campo de batalha contemporâneo. A plataforma recebeu sistemas eletrônicos totalmente digitalizados, melhorias substanciais no motor e na transmissão, sensores mais eficientes e maior integração em rede, elementos essenciais para a guerra centrada em informação.

Essas atualizações permitem que o veículo atue com mais segurança e eficácia em ambientes de múltiplas ameaças, mantendo conectividade contínua dentro da estrutura da ABCT. O reforço na blindagem, a ampliação da consciência situacional e a melhoria do gerenciamento térmico oferecem às tropas maior capacidade de sobrevivência em terrenos adversos e sob condições extremas.

Além disso, o Bradley A4 reduz a carga logística de manutenção graças ao pacote de motorização modernizado, algo vital para operações prolongadas em teatros de alta intensidade.

Produção em ritmo acelerado e impacto na base industrial americana

A fabricação dos novos blindados acontece por meio de uma parceria estratégica com o Red River Army Depot (RRAD), uma das principais instalações militares de manutenção dos EUA. A cadeia industrial envolvida no projeto se estende por diversos estados, passando por Aiken, Anniston, Minneapolis, San Jose, Sterling Heights e York, garantindo emprego, expertise técnica e continuidade produtiva.

Os trabalhos previstos no contrato já estão em andamento, e as primeiras entregas devem ocorrer até outubro de 2026. Para o Exército norte-americano, o cronograma é crítico: manter as linhas de produção ativas significa não apenas assegurar o fornecimento contínuo dos blindados, mas também preservar a capacidade nacional de produzir e modernizar veículos de combate em larga escala.

Importância estratégica em um cenário global de tensões crescentes

O avanço no programa Bradley A4 ocorre em um contexto marcado pela competição entre grandes potências, pelo aumento das capacidades mecanizadas de adversários e pela necessidade de forças blindadas mais resilientes. A modernização da frota não apenas amplia o poder de dissuasão dos EUA, mas também garante interoperabilidade com aliados da OTAN que operam versões do Bradley ou plataformas similares.

Enquanto muitos países modernizam seus veículos existentes ou buscam novos sistemas de combate, os Estados Unidos mantêm um ritmo contínuo de aperfeiçoamento tecnológico, assegurando que suas brigadas blindadas permaneçam entre as mais bem preparadas do mundo.

O Bradley A4, com sua combinação de robustez, potência de fogo e integração digital, reforça esse protagonismo e reafirma a capacidade americana de adaptar sua força terrestre às exigências de um campo de batalha cada vez mais complexo.


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Falha técnica obriga forças dos EUA a abaterem de forma controlada um MQ-9 Reaper na costa oeste da Coreia do Sul

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Um veículo aéreo não tripulado MQ-9 Reaper das forças norte-americanas foi abatido de forma controlada na costa oeste da Coreia do Sul após apresentar uma falha durante uma missão de rotina. O incidente ocorreu próximo à ilha de Maldo-ri, em um momento em que os Estados Unidos mantêm presença aérea constante na península diante do ambiente de segurança cada vez mais volátil na região.

Segundo oficiais envolvidos na operação, o drone perdeu comunicação com a estação de controle em solo e apresentou falhas persistentes nos sistemas de comando remoto. A tripulação tentou descartar combustível e seguir procedimentos de contingência para recuperar o controle, mas as tentativas não foram suficientes. Diante do risco de uma queda descontrolada, que poderia resultar em destroços em áreas sensíveis ou habitadas, as forças americanas decidiram realizar um pouso forçado em mar aberto, cumprindo rigorosamente os protocolos de segurança estabelecidos.

O MQ-9 pousou em uma área marítima designada, minimizando riscos para zonas civis e militares, afirmou um oficial americano no local. A operação transcorreu dentro dos procedimentos previstos para casos de perda de controle, preservando tanto a segurança quanto a integridade das operações dos Estados Unidos na Coreia do Sul.

As autoridades confirmaram que os voos do MQ-9 Reaper não foram suspensos. As operações continuam normalmente, com atenção redobrada e medidas adicionais de segurança enquanto a investigação técnica avança. Ainda não há informações sobre o estado dos destroços nem sobre a extensão dos esforços de recuperação no mar.

A presença permanente dos MQ-9 na península coreana faz parte da estratégia dos Estados Unidos no Indo-Pacífico, reforçada diante do ciclo contínuo de lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte e da crescente imprevisibilidade regional. A perda controlada da aeronave evidenciou os riscos inerentes ao emprego de drones de alta complexidade em ambientes estrategicamente sensíveis, mostrando como falhas técnicas podem impactar operações que demandam altos níveis de confiabilidade.

Mesmo sendo um incidente isolado, o caso reforça a importância de protocolos rigorosos de emergência e da capacidade de resposta rápida em uma região onde cada movimento aéreo é observado de perto por adversários e aliados.


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Argentina inicia era F-16: primeiros caças partem da Dinamarca e marcam retomada supersônica após uma década de lacuna

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A Força Aérea Argentina (FAA) entrou oficialmente em uma nova etapa de reconstrução de seu poder aéreo. Em 28 de novembro de 2025, o primeiro lote de seis caças F-16 Fighting Falcon modernizados deixou a Base Aérea de Skrydstrup, na Dinamarca, iniciando o voo de translado para Córdoba. A movimentação inaugura a fase operacional do acordo Peace Condor, firmado em 2024, para a transferência de 24 aeronaves F-16AM/BM anteriormente operadas pela Força Aérea Real Dinamarquesa.

O pacote inicial reúne quatro F-16BM bipostos e dois F-16AM monopostos, todos submetidos à modernização de meia-vida (MLU) ainda sob gestão dinamarquesa. As inspeções, upgrades e certificações garantem que as aeronaves cheguem ao país em plenas condições de voo e com sistemas compatíveis com os padrões atuais de combate aéreo.

A chegada à Brigada Aérea IV, prevista até 5 de dezembro, abrirá o processo de recepção e avaliação técnica, seguido do envio à Área Material Río Cuarto (ARMACUAR) para integração à nova estrutura de manutenção. A expectativa é que a Base Aérea de Tandil volte a operar caças supersônicos após a conclusão das obras na pista e hangar.

Retorno ao supersônico após dez anos

Desde a aposentadoria dos Mirage em 2015, a Argentina permaneceu fora do grupo de países com capacidade supersônica. O voo transatlântico dos primeiros F-16 encerra essa lacuna e restabelece uma ferramenta essencial de dissuasão, tanto no controle do espaço aéreo quanto na projeção de soberania.

Além dos seis jatos iniciais, o Peace Condor inclui motores adicionais, simuladores, peças de reposição e suporte logístico plurianual. Uma aeronave de treinamento estáticamente alocada no país desde 2024 já vem sendo utilizada para adaptação de pilotos e técnicos, reduzindo o tempo para a entrada em serviço dos primeiros F-16 operacionais.

A travessia do Atlântico contará com apoio de um KC-135 da Força Aérea dos EUA, responsável pelo reabastecimento em voo, além de uma estrutura de acompanhamento liderada por um C-130 da FAA e um Boeing 737-700 T-99 transportando equipes e suprimentos, um esforço multinacional que revela a importância estratégica da transferência.

Impacto regional e considerações políticas

A incorporação dos F-16 altera o ambiente estratégico da América do Sul. Apesar de serem aeronaves de segunda mão, o pacote dinamarquês coloca a Argentina novamente no cenário de aviação de combate modernizada, alinhada a padrões da OTAN e compatível com doutrinas ocidentais.

Para os Estados Unidos, o Peace Condor reforça laços de interoperabilidade hemisférica e assegura a permanência de tecnologias norte-americanas como referência na região. Para a Argentina, representa um reposicionamento político e operacional após anos de limitações orçamentárias e perda de capacidades críticas.

Desafios de implementação

A integração da frota exigirá mais que a chegada dos jatos. A FAA terá de consolidar um novo ecossistema de manutenção, capacitação e doutrina operacional. O recebimento será escalonado até 2028, permitindo que a estrutura amadureça progressivamente. A recomposição do poder aéreo argentino, portanto, será um processo contínuo, dependente de investimentos consistentes e da modernização de infraestrutura, um desafio tão grande quanto a operação em si.

Comparativo estratégico: F-16 argentinos x F-39E Gripen brasileiros

A introdução dos F-16 renovados coloca a Argentina em um novo patamar, mas não muda a liderança regional do Brasil. O F-39E Gripen, fruto da parceria Brasil–Suécia, integra sistemas, sensores e armamentos de última geração, situando-se tecnicamente uma geração à frente dos caças adquiridos por Buenos Aires.


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UMA FORÇA TAREFA BLINDADA COMO VANGUARDA DA MARCHA PARA O COMBATE DA BRIGADA BLINDADA: REFLEÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO PUNHOS DE AÇO 2025

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A 6ª Brigada de Infantaria Blindada – Brigada Niederauer (6ª Bda Inf Bld), com o seu quartel-general localizado em Santa Maria – RS, é uma das Grandes Unidades de maior poder de combate na Força Terrestre. Em razão dos meios que possui e do nível de adestramento adquirido, coloca à disposição do escalão superior capacidades únicas. Seus recursos humanos são instruídos e treinados para atuar com iniciativa, coragem, flexibilidade e adaptabilidade, conforme a intenção do comandante e o propósito das tarefas, focados no estado final desejado para cada missão. Sempre pronta, está vocacionada para as ações decisivas, constituindo-se em um meio bastante nobre. Quando acionada, age com rapidez, precisão, violência e ação de choque.

Como parte fundamental do ciclo anual de adestramento da 6ª Bda Inf Bld, foi realizada, no mês de outubro do corrente ano, a tradicional Operação Punhos de Aço. Nela, todas as doze Organizações Militares (OM) da Brigada Niederauer foram adestradas e os seus comandantes de unidades e subunidades tiveram a oportunidade de liderar no terreno, com ganhos evidentes para a prontidão operacional e a aquisição de novas experiências, fortalecendo igualmente o espírito de corpo, o conhecimento e a confiança mútuas entre superiores, pares e subordinados.

Nesse contexto tático, coube ao 4º Regimento de Carros de Combate – Regimento Passo do Rosário a missão de ser a vanguarda da 6º Bda Inf Bld em uma marcha para o combate descoberta. A unidade se organizou constituindo uma força-tarefa (FT 4º RCC) composta por peças de manobra em quantidades equilibradas de carros de combate e fuzileiros blindados, apoiadas por um pelotão de engenharia de combate blindado, além de uma seção de artilharia antiaérea e uma bateria de artilharia de campanha, ambas autopropulsadas.

Constituíram o grosso da coluna de macha e a sua reserva as outras três peças de manobra valor unidade da Brigada, todas organizadas em forças-tarefas equilibradas, quanto à presença de carros de combate e de fuzileiros blindados. Devido a existência de um flanco exposto, com a real possibilidade de interferência do inimigo através dele e potencial para comprometer a progressão da tropa, foi atribuída a missão de segurança daquele mesmo flanco ao 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da Brigada.

O planejamento da FT 4º RCC para a Operação seguiu os princípios preconizados no manual do Processo de Planejamento e Condução de Operações Terrestres (PPCOT) e seus processos complementares, tais como o Processo de Integração do Terreno, Inimigo, Condições Meteorológicas e Assuntos Civis (PITCIC) e o Processo de Gerenciamento de Risco Operacional (GRO). No PPCOT, o estado-maior da FT realizou o estudo da missão, em suas seis fases (Imagem-1). Durante cada uma dessas fases, foi possível aprimorar a destreza e o conhecimento dos quadros envolvidos na atividade, com destaque à dinâmica completa do processo e a sua finalidade, objetivando a celeridade e a efetividade nos trabalhos empreendidos. Como resultado, foi emitida uma bem elaborada Ordem de Operações por parte da FT 4º RCC (Imagens-2).


Ainda como parte da preparação, a FT 4º RCC empreendeu, por iniciativa, uma simulação de combate do tipo construtiva 1 , conhecida como Jogo de Guerra (JG), que foi realizada no formato tradicional, utilizando a carta, sem contar, portanto, com programas (software) e equipamentos de informática. Para essa atividade, foram considerados todos os meios disponíveis, exatamente como contavam na Ordem de Operações da 6ª Bda Inf Bld 2 , resultando em um enorme ganho técnico-profissional para os oficiais, subtenentes e sargentos envolvidos (Imagem-3). No JG, busca-se analisar o máximo de variáveis possíveis em uma determinada situação de combate, explorando-se diferentes possibilidades de resultados, característica inerente à própria dinâmica e natureza da guerra, marcada pela permanente disputa entre oponentes, que tentam impor um ao outro a sua vontade. Como consequência, chega-se a um planejamento bastante completo, que visa, em alguma medida, “dissipar a névoa do combate”, tentando eliminar as principais variantes que levariam ao fracasso da missão.

Já na área de operações, antes do início da Marcha para o Combate, foi de grande valia o ensaio da denominada Matriz de Sincronização (imagem-4), com base no planejamento e no JG previamente realizados. Isso facilitou a ampla compreensão das tarefas a realizar, seu propósito e as alternativas viáveis para o cumprimento da missão. Tal atividade permitiu, pois, aos comandantes em todos os níveis visualizarem as ações a serem cumpridas e como elas deveriam estar sincronizadas no tempo, no espaço e quanto à finalidade a ser atingida, gerando flexibilidade e acelerando o ciclo decisório. Foram analisadas as possibilidades e alternativas de emprego para as mais variadas situações, tendo por base a matriz doutrinária do inimigo e sua maneira de se comportar em circunstâncias semelhantes.

Durante a Operação Punhos de Aço propriamente dita, todo o esforço da FT 4º RCC foi dispendido para o reestabelecimento do contato com o inimigo o mais rápido possível. Para tal, foram utilizadas técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de reconhecimento de eixo e zona, o que permitiu ao comando enquadrante manter uma certa consciência situacional, suficiente para conquistar e reter a iniciativa das ações e impulsionar o avanço da 6ª Bda Inf Bld com a devida segurança. Vale destacar a intensa coordenação ocorrida entre a FT 4º RCC e o 6º Esqd C Mec, esse último na segurança de flanco, seja pelo contato pessoal nos pontos de ligação planejados, seja através de uma comunicação permanente via rádio, assegurando sincronia nas ações de Segurança, Reconhecimento e Vigilância em prol da Brigada Niederauer.

Inicialmente, foi lançado como ponta da FT 4º RCC o Pelotão de Exploradores (Pel Expl), tropa altamente móvel, adestrada e apta para executar as TTP para esse tipo de missão. Visando melhor cumprir sua tarefa, conforme o contexto atual dos combates, a FT 4ª RCC, assim como outras organizações militares da Brigada, usou experimentalmente o drone, que auxiliou sobremaneira a detecção antecipada do inimigo e dos obstáculos que poderiam comprometer a fluidez do movimento. A presença dessa tecnologia, inclusive durante as ações de contato (Desdobrar, Esclarecer a Situação, Selecionar uma linha de ação e Informar a linha de ação selecionada – acrônimo DESI), foi fundamental para acelerar a tomada de decisão com correção.

Uma vez estabelecido o contato com o inimigo e aumentada a possibilidade de um ataque de oportunidade, aliados ao desgaste e perdas sofridas pelo Pel Expl por ação simulada do oponente, foi decidido, na fase final do itinerário de marcha, colocar uma força-tarefa subunidade blindada à testa da formação. A partir deste momento, a FT 4º RCC ganhou em proteção blindada e velocidade de deslocamento, ao passo que houve certo decréscimo nas TTP de reconhecimento. Foi permitido, também, ao Comandante da FT, nessa nova configuração, acompanhar de forma mais cerrada o deslocamento da tropa, com claros benefícios para a emissão de ordens fragmentárias e coordenação das ações de conduta.

A brigada blindada, meio nobre que decide o combate, uma vez acionada, passa a ser alvo prioritário do inimigo. A velocidade, a destreza, a segurança e o perfeito entendimento da manobra e das possíveis evoluções do combate, envoltos em um ambiente de consciência situacional ampliada, são fatores cruciais para mitigar as ameaças e lidar com as incertezas da guerra. Desta feita, o planejamento detalhado, o uso da Intenção do Comandante e da Finalidade da Missão, a prática do Jogo de Guerra e os ensaios da Matriz de Sincronização, juntamente à utilização do drone e a execução agressiva e decidida da tropa da FT 4º RCC, mostraram-se bastante produtivos durante a Operação Punhos de Aço 2025.


AUTORES

GENERAL DE BRIGADA ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS - Formado em 1996, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), é oriundo da Arma Infantaria. Atualmente, comanda a 6° Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria-RS. Nessa mesma Brigada, foi o Comandante da Companhia de Comando, em 2010-11, e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, no biênio 2019-20. Além do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, realizou o Curso de Estado-Maior das Forças Armadas da Espanha e o de Altos Estudos Nacionais da Bolívia. Possui os Mestrados Acadêmicos em Operações Militares e em Ciências Militares, ambos no Brasil, em Política de Defesa e Segurança Internacional, na Espanha, e em Segurança, Defesa e Desenvolvimento, na Bolívia. É membro da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).


TENENTE-CORONEL JÚLIO CÉSAR MONTEIRO DE VASCONCELOS JÚNIOR - O Tenente-Coronel Monteiro Jr concluiu, no ano de 2003, o Curso de Formação de Oficiais da Arma de Cavalaria e o de Bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e o de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Foi instrutor na AMAN e na ECEME. Possui os Estágios Técnicos das Viaturas Blindadas de Combate M60A3TTS e Leopard 1 A1, além dos Estágios Táticos de Comandante de Pelotão de Carros de Combate e de Comandante de Pelotão de Exploradores, todos no Centro de Instrução de Blindados. Atualmente, é o Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate – Regimento Passo do Rosário, sediado na cidade de Rosário do Sul-RS.


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