segunda-feira, 20 de maio de 2024

Governo da Bahia Reforça Segurança Pública com Veículos Blindados de Última Geração da VSK Tactical/IAG

0 comentários

 

O Governo do Estado da Bahia deu um passo significativo na luta contra o crime organizado com a aquisição de quatro veículos blindados táticos VSK/IAG "Guardian". A compra, realizada junto à VSK TACTICAL, foi noticiada em primeira mão pelo GBN Defense, e representa um investimento de aproximadamente 7 milhões de reais e marca um avanço notável em termos de tecnologia e capacidade operacional para os órgãos de segurança pública do estado.

VSK/IAG "Guardian" - O Primeiro exemplar será destinado ao BOPE-BA
Os veículos "GUARDIAN" são considerados a vanguarda em termos de blindagem tática, com especificações que os destacam no mercado brasileiro. Equipados com blindagem STANAG II padrão OTAN, esses veículos garantem proteção contra disparos de fuzis de alto calibre, metralhadoras leves e até explosivos improvisados (IEDs). Além disso, a proteção inclui componentes críticos como o compartimento do motor, tanque de combustível e os pneus, assegurando a operatividade mesmo em condições extremas.

Diferentemente de outros veículos utilizados pelas forças policiais brasileiras, o "Guardian" possui um sistema de suspensão e freios projetado para cenários adversos, exibindo uma mecânica robusta e manutenção simplificada, o que promete alta disponibilidade operacional.

Comitiva da SSP/BA é recebida para realizar a inspeção de aceitação do "Guardian" pelo Governo do Estado da Bahia

O GBN Defense integrou a comitiva da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, liderada pelo subsecretário Marcel Ahringsmann de Oliveira e incluindo o Coronel Antônio Carlos e o Tenente-Coronel José Luiz Santos Silva do Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar da Bahia (DAL-PMBA), além da Delegada-Geral Adjunta Elâine Nogueira da Silva, participando do trâmite de "Entrega Provisório", após inspecionarem os veículos nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Durante a inspeção, o “Guardian” passou por rigorosas avaliações de sistemas elétricos, mecânicos e de desempenho, resultando na certificação e aprovação da aceitação desta importante aquisição.

A Comitiva da SSP/BA inspecionou e testou o "Guardian" que foi aprovado em todos quesitos

Com a conclusão bem-sucedida da inspeção, os veículos estão em processo de envio ao Brasil, onde se juntarão à frota de segurança pública do estado. Este marco não apenas reforça a segurança na Bahia, mas também destaca a VSK TACTICAL como uma importante fornecedora de veículos blindados táticos no Brasil.

A VSK TACTICAL oferece uma vasta gama de soluções para segurança pública e defesa

Segundo Marcellus Ferreira Pinto, CEO da VSK TACTICAL, essa entrega marca o início da segunda fase da cooperação industrial internacional, estabelecida entre a VSK TACTICAL e a IAG desde 2019, a qual prevê a montagem de um centro de customização e manutenção, além de estabelecer uma planta industrial no Brasil, com início da construção ainda em 2024.

No planejamento estratégico das empresas está prevista a inserção dos veículos no mercado de defesa e segurança da América do Sul a partir do Brasil.

O contrato vai além da aquisição dos quatro exemplares do VSK/IAG “Guardian”, envolvendo o treinamento para operação e manutenção do veículo, além de uma pacote de suporte pós-venda ímpar no mercado brasileiro, o qual faz parte da filosofia da VSK TACTICAL, que entrega qualidade e a garantia de um alto nível de disponibilidade de seus produtos, dando especial atenção ao relacionamento com seus clientes e ao pós-venda, visando estender a vida útil de seus produtos e garantir que seus clientes possam extrair ao máximo as capacidades de seus veículos.

Nosso editor, Angelo Nicolaci, fez parte da comitiva e acompanhou com exclusividade 

Esta aquisição é um passo estratégico no combate à criminalidade, oferecendo às forças de segurança da Bahia uma ferramenta poderosa e moderna para enfrentar os desafios crescentes de segurança pública.


GBN Defense - A informação começa aqui

Fotos: Nicolaci - GBN Defense

Continue Lendo...

sábado, 18 de maio de 2024

EDGE Group expande suas operações

0 comentários


O gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos, EDGE Group, anunciou na terça-feira um acordo de US$ 27 milhões para fornecer uma linha de produção de munição para a empresa estatal indonésia PT Pindad, marcando um avanço na expansão do conglomerado de defesa do Golfo no mercado do Sudeste Asiático.

De acordo com o comunicado da empresa emirati, o acordo prevê a entrega de uma linha de produção de munições de 5.56x45mm e 7.62x51mm, em consonância com o objetivo do Ministério da Defesa da Indonésia de aumentar a criação de empregos locais e as capacidades de fabricação soberana. A instalação de munição está prevista para iniciar a produção em 2026. O EDGE Group não divulgou a taxa de produção esperada para a instalação.

Este acordo faz parte do Comprehensive Economic Partnership Agreement (CEPA) assinado entre os Emirados Árabes Unidos e a Indonésia em 2022, que visa aumentar o comércio bilateral para US$ 10 bilhões até 2030.

Leonardo Jacopo Maria Mazzucco, analista da Gulf State Analytics, afirmou que a decisão do EDGE de lançar uma linha de produção com a empresa indonésia é incomum em comparação com outros movimentos internacionais do conglomerado. "Desde o início, o conglomerado de defesa dos Emirados Árabes Unidos sempre se esforçou para localizar a fabricação de sistemas de armas e garantir a transferência de tecnologia pelos fabricantes de equipamentos originais, e não o contrário", disse ele. "Ainda assim, a escolha de abrir uma instalação de munição na Indonésia reflete o progresso constante dos Emirados Árabes Unidos em subir a chamada 'escada de produção' na indústria de defesa, destacando suas capacidades de produzir independentemente armas menos sofisticadas e exportar know-how técnico."

O CEO do EDGE Group afirmou recentemente que a América Latina e o Leste Asiático continuarão a ser mercados promissores para a empresa no futuro

Albert Vidal, analista de pesquisa do think tank londrino IISS, disse que o EDGE aumentou seu engajamento com os mercados do Sul da Ásia. “Isso faz sentido, dado que é lar de alguns dos orçamentos de defesa que mais crescem no mundo. Esses mercados também podem fornecer ao EDGE acesso a diferentes e complementares propriedades intelectuais e tecnologias, além de fortalecer sua resiliência na cadeia de suprimentos através de empreendimentos de coprodução no exterior”, escreveu Vidal. “Isso também está alinhado com os esforços dos Emirados Árabes Unidos de diversificar sua rede de parceiros.”

A iniciativa do EDGE na Indonésia não é a primeira. Em 2022, a subsidiária do EDGE, LAHAB, assinou um memorando de entendimento com a estatal indonésia PT Dahana para “preparar o caminho para a cooperação na fabricação e produção de vários tipos de explosivos, aproveitando as capacidades existentes de ambas as empresas, e permitindo que explorem investimentos conjuntos na construção de uma planta de TNT na área do Dahana Energetic Material Center (EMC) em Subang”, conforme comunicado da empresa na época.

Olhando para o futuro, Mazzucco disse que a linha de produção de munição pode manter a relação aquecida para empreendimentos futuros mais complexos. “Por exemplo, com o EDGE integrando com sucesso sua munição guiada de precisão no UAV TB2 da [turca] Baykar em janeiro de 2023 e Jacarta adquirindo 12 drones fabricados na Türkiye em agosto de 2023, é possível que a Indonésia possa assinar um acordo de aquisição de munição com o EDGE em um futuro próximo”, concluiu.

Além do EDGE Group, os Emirados contam com várias indústrias bastante ativas na área de Defesa, que recentemente vêm demonstrando interesse na América Latina.

Angelo Nicolaci, editor chefe do GBN Defense, encontra-se naquele país esta semana, junto com empresários da VSK Tactical / IAG, conhecendo as intalações e portfólio da VSK Tactical / IAG e diversos produtos. 

Continue atento por aqui, em breve teremos muitas novidades!

Por Renato Henrique Marçal de Oliveira - Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

Com agências de notícias

Continue Lendo...

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Ucrânia contra-ataca com drones enquanto a Rússia intensifica ofensiva no leste

0 comentários


Em uma escalada significativa do conflito, a Ucrânia lançou um ataque com drones de grande porte na madrugada de sexta-feira (17 de maio) contra alvos militares russos na Crimeia ocupada e na costa do Mar Negro da Rússia.

Simultaneamente, a Rússia abriu uma nova frente no nordeste da Ucrânia, na região de Kharkiv, forçando o deslocamento de milhares de civis. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o objetivo é criar uma "zona tampão" e não capturar a cidade de Kharkiv.

Ataques com drones ucranianos

O ataque com drones atingiu a infraestrutura militar russa em Sevastopol, na Crimeia, danificando a usina elétrica da cidade e causando cortes de energia. Imagens de satélite mostram que a ação também destruiu pelo menos três caças russos na base aérea de Belbek.

Outro alvo foi Novorossiysk, na costa do Mar Negro, onde autoridades russas relatam incêndios causados por fragmentos de drones abatidos, mas sem vítimas. Na região de Krasnodar, um ataque similar atingiu uma refinaria de petróleo em Tuapse, mas o fogo foi controlado sem baixas.

Uma autoridade ucraniana de inteligência confirmou que a operação foi conduzida conjuntamente pelo Serviço de Segurança e pela Inteligência Militar da Ucrânia, visando navios da frota russa do Mar Negro.

Novorossiysk no mapa

Ofensiva russa no leste da Ucrânia

Enquanto a Ucrânia reage com ataques de drones, a Rússia intensifica sua ofensiva no leste do país. Tropas russas avançam na região de Kharkiv, com foco em Lyptsi e Vovchansk. O objetivo, segundo analistas militares ucranianos, seria forçar a dispersão das forças ucranianas e explorar pontos vulneráveis de sua defesa.

Além de Kharkiv, a Rússia também tem realizado ataques nas regiões de Donetsk, Chernihiv, Sumy e Zaporizhzhia.

Guerra de atrito se intensifica

O conflito, que já dura 18 meses, vem se tornando uma guerra de atrito, com a linha de frente pouco alterada em grande parte do território. Os recentes ataques com drones pela Ucrânia e a escalada da ofensiva russa no leste demonstram uma intensificação do confronto.

Com agências de notícias


Por Renato Henrique Marçal de Oliveira - Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)


Continue Lendo...
 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger