sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

SEJUSP/AC emprega VANT HARPIA no monitoramento de áreas alagadas e amplia capacidade de resposta a desastres naturais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP/AC) empregou nesta terça-feira (30), o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) HARPIA, desenvolvido pela brasileira ADTECH-SD, em missões de monitoramento das áreas afetadas pelos alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado.

A aeronave foi utilizada para acompanhar, em tempo real, regiões críticas da capital e áreas ribeirinhas, com foco na identificação de vítimas, avaliação da extensão dos alagamentos e apoio direto ao planejamento e à condução das ações de resposta e resgate. O emprego do HARPIA demonstrou, na prática, a versatilidade do sistema e o significativo ganho de capacidade operacional proporcionado ao Estado do Acre com a incorporação da plataforma.

Projetado para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), o HARPIA se destaca pela autonomia estendida e alcance operacional de mais de 218 quilômetros, sensores de alta performance e operação simplificada, características essenciais em cenários de crise que exigem vigilância contínua, rapidez na tomada de decisão e coordenação eficiente entre diferentes órgãos. Durante a operação, o VANT forneceu imagens aéreas em tempo real das áreas alagadas, permitindo uma visão ampla e precisa da situação no Rio Acre, no Igarapé São Francisco e em outros pontos sensíveis.

Entre os principais diferenciais do HARPIA estão a autonomia de voo de doze horas, superior às soluções do tipo VTOL da mesma categoria, garantindo longos períodos de vigilância sem a necessidade de pousos frequentes; o baixo custo operacional, significativamente inferior ao de aeronaves tripuladas ou drones de decolagem vertical; a simplicidade logística, que possibilita iniciar sua operação em poucos minutos, com equipe reduzida e sem infraestrutura complexa; e a capacidade de captação e transmissão de imagens em tempo real, integradas aos centros de comando e controle, ampliando o alcance da inteligência e a coordenação das ações em campo.

A operação integrou esforços da SEJUSP, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e da Polícia Militar. Segundo o comandante operacional do CBMAC, coronel Francisco Freitas, o uso do VANT representa um avanço relevante na integração entre os órgãos e no emprego da tecnologia como aliada no enfrentamento de desastres naturais. “Os voos de monitoramento fornecem imagens em tempo real das áreas alagadas, facilitando a tomada de decisão e permitindo direcionar nossos recursos para onde realmente há necessidade”, destacou.

Durante os sobrevoos, o HARPIA identificou pontos críticos, auxiliando na definição de rotas seguras, no direcionamento das equipes de resgate e na priorização das áreas que demandam maior atenção do poder público. As imagens captadas foram acompanhadas em tempo real por equipes da SEJUSP, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, reforçando a atuação integrada das forças estaduais.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, ressaltou que a tecnologia amplia significativamente a capacidade do Estado tanto no monitoramento preventivo quanto na resposta a emergências. “O VANT pode ser empregado no monitoramento de fronteiras e na prevenção de delitos, mas também em situações como esta, de desastre natural, apoiando diretamente o Corpo de Bombeiros e a defesa civil”, explicou.

O Acre tornou-se pioneiro no Brasil ao adquirir e colocar em operação o HARPIA, já empregado em missões de monitoramento, apoio às forças de segurança, vigilância de áreas sensíveis e agora na resposta a desastres naturais. A iniciativa reforça o protagonismo do estado na adoção de tecnologia de ponta, ampliando sua capacidade de atuação tanto no combate ao crime organizado quanto na vigilância de fronteiras e no apoio à defesa civil.

O emprego operacional do VANT HARPIA evidência de forma concreta, o valor estratégico da tecnologia nacional desenvolvida pela ADTECH SD, comprovando que soluções brasileiras são capazes de atender, com elevado nível de desempenho, às demandas mais complexas da segurança pública e defesa civil. Na prática, trata-se de um multiplicador de forças que reforça a soberania tecnológica, otimiza recursos públicos e eleva o padrão de proteção à população, consolidando o uso de meios aéreos não tripulados como ferramentas essenciais para a segurança em todas as suas dimensões.

Sobre a ADTECH

A Advanced Technologies Security & Defense (ADTECH-SD) é uma empresa brasileira reconhecida pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), especializada em soluções tecnológicas de alta performance voltadas à segurança pública, defesa territorial e monitoramento estratégico. Com foco em inovação, confiabilidade e conformidade regulatória, a ADTECH consolida-se como uma referência nacional no desenvolvimento e na operação de aeronaves não tripuladas de última geração.



Fonte ADTECH-SD

imagens SEJUSP/AC


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger