sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Alistamento Militar 2026 tem início em todo o país e amplia participação feminina

Teve início ontem, 1º de janeiro, o período de Alistamento Militar 2026, etapa fundamental para a renovação anual dos efetivos das Forças Armadas. O prazo segue até 30 de junho, e a inscrição é obrigatória para os homens que completam 18 anos em 2026. Pelo segundo ano consecutivo, o processo também está aberto às mulheres, de forma voluntária, reforçando a ampliação da presença feminina nas fileiras militares.

As inscrições podem ser realizadas de forma online, por meio da página oficial do Alistamento Militar, inclusive por brasileiros que residem no exterior. A partir desta quinta-feira, também é possível se alistar presencialmente em uma Junta de Serviço Militar (JSM) próxima à residência do candidato ou candidata.

Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o Serviço Militar Feminino chega ao seu segundo ano com números mais robustos. Para 2026, estão disponíveis 1.467 vagas, sendo 1.010 destinadas ao Exército Brasileiro, 300 à Força Aérea Brasileira e 157 à Marinha do Brasil. A expectativa é de que esse quantitativo seja ampliado de forma gradual nos próximos anos.

Outro destaque desta edição é a expressiva expansão geográfica do programa. Em 2025, as vagas estavam distribuídas em 28 municípios, em 13 estados e no Distrito Federal. Para 2026, esse número salta para 145 municípios, abrangendo 21 estados e o DF, evidenciando o compromisso institucional de ampliar o acesso e a participação feminina. No primeiro ano do programa, 33.721 mulheres realizaram o alistamento.

Mais do que uma obrigação legal, o Serviço Militar representa uma oportunidade de formação cidadã, desenvolvimento de competências e preparo técnico. Durante o período de incorporação, os jovens têm contato com diferentes áreas de atuação, adquirindo experiência profissional relevante, em muitos casos o primeiro emprego formal, além de valores como disciplina, responsabilidade e espírito de serviço à Pátria.

Após a incorporação, é obrigatório o cumprimento do Serviço Militar Inicial por 12 meses, com possibilidade de prorrogação anual por até oito anos, desde que haja vagas, interesse do militar temporário e aprovação da Força Armada correspondente. Aqueles que se alistarem em 2026 serão incorporados no início de 2027.

O processo de seleção inclui as etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Importante destacar que o alistamento não configura ingresso automático na carreira militar. Ao término do serviço obrigatório, o vínculo é encerrado, sendo necessário participar de concursos ou cursos específicos para quem deseja seguir carreira nas Forças Armadas.

O não cumprimento das obrigações militares acarreta uma série de restrições legais, conforme previsto no Decreto nº 57.654/1966, incluindo impedimentos para obtenção de passaporte, matrícula em instituições de ensino, registro profissional, posse em cargo público e assinatura de contratos com órgãos governamentais.

Com o início do Alistamento Militar 2026, as Forças Armadas reforçam seu papel estratégico não apenas na defesa nacional, mas também na formação de uma reserva humana qualificada, pronta para atuar tanto em situações de defesa quanto em ações subsidiárias de apoio à sociedade brasileira.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger