O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) concluiu importantes etapas da Avaliação Operacional Inicial (AVOP-I) do caça F-39E Gripen na Base Aérea de Anápolis (BAAN). Entre os dias 18 de agosto e 4 de setembro, foi realizada a Verificação Técnica (VT), enquanto a Validação Logística (VL) ocorreu de 18 a 29 de agosto.
As atividades reuniram militares do DCTA, da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), reforçando o caráter integrado da operação.
O foco esteve na avaliação do Gripen em sua primeira versão Basic Capability Updated (BCU), além dos sistemas de suporte à operação, com ênfase nas missões de Alerta de Defesa Aérea e desdobramento no território nacional. O objetivo principal da AVOP-I é verificar a efetividade e adequação da aeronave e de seus sistemas ao ambiente operacional brasileiro, especialmente neste estágio inicial de seu ciclo de vida.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador David Escosteguy, do IPEV, que participou de alguns dos voos da Verificação Técnica, a atividade foi essencial para validar requisitos previstos em contrato com a fabricante SAAB.
“A VT verificou algumas melhorias incorporadas nessa versão da aeronave, que contribuem para uma melhor performance operacional”, destacou o oficial.
No campo logístico, a Validação teve como prioridade testar a capacidade da aeronave diante de mudanças de configuração e reposicionamento rápido. O trabalho foi conduzido pelo Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho, Coordenador Logístico da AVOP-I.
"Foi mais uma oportunidade de validar, em um ambiente controlado, mas representativo das condições reais de operação, a capacidade logística do Grupo Logístico da BAAN (GLOG-AN) e o projeto do F-39 no cumprimento da missão, analisando dificuldades, complexidades, tempos de reação e outros indicadores relevantes”, afirmou.
A coordenação geral esteve sob responsabilidade da Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, que ressaltou o alinhamento da FAB com as melhores práticas internacionais de validação de sistemas de defesa.
“A AVOP-I tem foco no operador e busca identificar possíveis deficiências o quanto antes. Os dados coletados agora serão utilizados no planejamento do início da operação de Alerta de Defesa Aérea com o F-39E”, explicou.
A Coronel também destacou que outras fases da AVOP-I ainda serão necessárias, a fim de aprofundar o conhecimento sobre as capacidades da aeronave e consolidar o Conceito de Operações (CONOPS), que servirá de base para o emprego pleno do caça na defesa do espaço aéreo nacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com FAB
0 comentários:
Postar um comentário