quinta-feira, 1 de outubro de 2026

ESFI 2026 - Exército realiza exercício de fogo com Gepard, RBS 70 e SABER M60

O Exército Brasileiro realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, a Escola de Fogo de Instrução 2026 (ESFI 2026), no Campo de Provas da Marambaia, no Rio de Janeiro. O exercício reuniu alunos dos cursos de Artilharia Antiaérea para Oficiais, Artilharia Antiaérea para Sargentos e Operador de Alvo Aéreo, conduzidos pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe).

Durante a ESFI 2026, foram realizados exercícios de tiro com o sistema Gepard 1A2, equipado com dois canhões de 35 mm, além do lançamento do míssil superfície-ar RBS 70. As atividades permitiram aos militares em formação executar procedimentos relacionados à operação dos sistemas e ao engajamento de alvos aéreos.

Também foram empregados alvos aéreos dos tipos Treinador e Delta, utilizados nas atividades de instrução relacionadas ao controle, manejo e emprego dos sistemas de defesa antiaérea.

O exercício contou ainda com o emprego do radar SABER M60 e do Centro de Operações Antiaéreas (COAAe), reunindo diferentes componentes da estrutura de defesa antiaérea e permitindo aos militares em formação trabalhar procedimentos de detecção, acompanhamento, comando e controle e emprego dos sistemas de armas.

A ESFI 2026 encerrou o ciclo prático de formação dos cursos realizados pela EsACosAAe, concentrando em um mesmo exercício o emprego de armamentos, sensores, sistemas de comando e controle e alvos aéreos.

A atividade teve o apoio do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), responsável pela estrutura do Campo de Provas da Marambaia, onde foram conduzidas as atividades de tiro e os demais procedimentos previstos no exercício.

Participaram da ESFI 2026 o diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Antônio Bispo de Oliveira Filho; o chefe do CAEx, General de Brigada João Paulo Zago; e o comandante de Defesa Antiaérea do Exército, General de Brigada Marcus Cesar Oliveira de Assis.

A realização do exercício permitiu aos militares em formação aplicar, em ambiente de campo, os conhecimentos desenvolvidos ao longo dos cursos, articulando sensores, comando e controle e sistemas de armas em uma sequência prática de defesa antiaérea.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger