O Sistema ASTROS finalizou, em 29 de julho, um deslocamento estratégico de cerca de 4.500 quilômetros até o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC SL), em Boa Vista (RR). A ação, coordenada pelo Comando de Artilharia do Exército, reforça a capacidade de pronta resposta das Forças Terrestres dentro das preparações para a Operação Atlas, prevista para outubro.
O movimento envolveu viaturas da 1ª Bateria de Mísseis e Foguetes do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, com apoio do Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. A operação combinou transporte rodoviário e fluvial, passando por Brasília, Palmas, Belém e Manaus até chegar a Boa Vista.
Sete viaturas formaram o comboio principal, que foi reforçado por veículos de apoio e embarcações especializadas para garantir a fluidez da movimentação em diferentes tipos de terreno. Em 27 de julho, as viaturas chegaram por balsa ao porto do Centro de Embarcações em Manaus e seguiram por via terrestre até Boa Vista, alcançando o 10º GAC SL no dia 29.
A presença do Sistema ASTROS em Boa Vista amplia a capacidade de defesa de área de longo alcance e reforça a projeção de poder e a dissuasão estratégica do Exército Brasileiro na região Norte do país. Essa movimentação é uma etapa fundamental para o sucesso da Operação Atlas, que testará a integração e o emprego conjunto das Forças Singulares em cenários complexos.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário