sábado, 12 de dezembro de 2009

Popularidade de Lula e outros líderes faz crescer apoio à democracia


Estudo publicado hoje revela que a popularidade de líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz com que os cidadãos latino-americanos mostrem cada vez mais apoio aos regimes democráticos e se sintam mais satisfeitos, apesar das dificuldades econômicas da região.

A pesquisa, chamada de "Latinobarômetro", mostra que 59% dos entrevistados preferem a democracia a qualquer outra forma de Governo, dois pontos a mais que em 2008.

Segundo Marta Lagos, diretora do "Latinobarômetro", a popularidade de Lula (84%) e a da presidente chilena Michelle Bachelet (85%) são as principais responsáveis pela força do regime democrático.

Curiosamente, o estudo também mostra que, de acordo com a opinião popular, o Brasil está entre os países mais "vulneráveis" ao autoritarismo e a um possível golpe de estado. De acordo com a enquete, 34% dos brasileiros consideram "provável" um golpe de Estado.

Quase um terço dos brasileiros entrevistados (32%) aprova o golpe que derrubou o presidente hondurenho Manuel Zelaya, e 64% disseram que não apoiariam um Governo militar em nenhuma circunstância.

Marta considera esses dados "interessantes", pela relevância do Brasil no panorama político internacional.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger