O Indra Group, uma das principais empresas espanholas de tecnologia e defesa, anunciou o lançamento do IndraMind, a primeira iniciativa tecnológica da Espanha a desenvolver inteligência artificial (IA) soberana em ambiente ciberresiliente voltada à proteção de cidadãos, territórios e ativos críticos, tanto físicos quanto digitais. A plataforma representa um avanço estratégico na busca por soberania tecnológica e superioridade operacional, posicionando a Espanha e a Europa na vanguarda da transformação digital de sistemas críticos.
Segundo Ángel Escribano, presidente executivo do Indra Group, “o IndraMind é a resposta que damos a uma nova situação, utilizando nosso conhecimento para impulsionar imediatamente a soberania tecnológica na Espanha e na Europa”. Para ele, a iniciativa reforça a liderança do grupo em inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à proteção integral de ativos e infraestrutura.
O projeto responde a três tendências-chave do mercado de segurança e defesa: superioridade cognitiva, inteligência e decisão, operações autônomas e resiliência cibernética, explica José Vicente de los Mozos, conselheiro delegado do Indra Group. Já Ignacio Martínez, diretor da IndraMind, define a plataforma como “um cérebro digital capaz de pensar, decidir e antecipar-se, imprimindo velocidade na execução das operações. Desenvolvemos uma solução que não apenas responde aos desafios atuais, mas antecipa os futuros, com uma visão centrada na inteligência como motor de transformação”.
A IndraMind integra mais de duas décadas de experiência do grupo em cibersegurança, ciberdefesa, guerra eletrônica, inteligência artificial, plataformas autônomas, gestão massiva de dados e sistemas de comando e controle. Segundo Martínez, “a IA e o software avançado estão transformando o mercado de segurança e defesa. A IndraMind se posiciona como especialista único no mercado porque integra toda a cadeia de valor com produtos próprios de nova geração”.
O diretor enfatiza que as ameaças atuais não respeitam fronteiras: “Um ataque pode combinar ciberespaço, infraestruturas críticas e serviços públicos, desfazendo barreiras entre segurança civil e defesa militar. Essa realidade exige respostas coordenadas, com visão unificada”. Nesse contexto, a IndraMind surge como uma ferramenta estratégica para proteger ativos essenciais e consolidar a soberania tecnológica da Europa e da Espanha, alinhada a planos de modernização apoiados por fundos europeus e políticas nacionais de segurança e defesa.
A plataforma é projetada para cenários civis e militares, abrangendo vigilância de fronteiras, gestão de emergências e proteção de infraestruturas críticas contra ataques físicos e digitais. “Estamos falando de soberania tecnológica, não apenas em dados, mas em algoritmos, IA, software e infraestrutura”, acrescenta Martínez.
Um dos pontos centrais do IndraMind é a velocidade na tomada de decisões. Agentes inteligentes, drones e sistemas autônomos com IA, precisam atuar de forma coordenada, processando grandes volumes de dados em tempo real para antecipar ameaças e responder rapidamente.
A unidade inicia suas operações com um volume de vendas superior a 300 milhões de euros e conta com uma equipe de 3.000 profissionais altamente qualificados, consolidando o Indra Group como líder europeu em soluções críticas de segurança e defesa.
O Indra Group é uma holding tecnológica que reúne a Indra, empresa global de defesa, tráfego aéreo e espaço, e a Minsait, líder em transformação digital na Espanha e América Latina. Com presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140, o grupo registrou receitas de 4.843 milhões de euros em 2024, promovendo soluções inovadoras que conectam tecnologia, sustentabilidade e segurança.
GBN Defense - A informação começa aqui


.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário