sábado, 3 de abril de 2010

Presidente iraniano acusa Obama de fazer o mesmo que antecessores


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste sábado que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, 'chegou com o lema de mudanças, mas seguiu pelo caminho de seus antecessores'.

Segundo a agência local de notícias Mehr, Ahmadinejad fez esta declaração durante a inauguração de uma fábrica de matéria-prima para a construção de aço na Província de Kerman, no centro do Irã.

'Obama veio com o lema de [introduzir] mudanças e nós o recebemos com aprovação, mas, infelizmente, na prática vimos que ele está seguindo o mesmo método de antes', afirmou.

Ahmadinejad acrescentou que 'os EUA dizem que tentavam tirar o povo iraniano do isolamento, mas deve saber que o Irã e seu povo não estão marginalizados'.

'Esperávamos que Obama introduzisse mudanças em suas posturas e em sua linguagem', disse.

Obama emitiu, no dia 21 de março, uma mensagem de felicitação ao Irã por causa do ano novo persa, em que reiterou que seu país tem a mão estendida ao governo iraniano. 'Ano passado tínhamos estendido a mão ao governo iraniano, mas o Irã a rejeitou. Seguimos com nossa proposta, respeitamos o Irã e reconhecemos seus direitos. No entanto, o governo do país tem compromissos internacionais que deve cumprir', disse Obama.

O presidente americano acrescentou que o governo de Teerã respondeu à mão de amizade dos EUA com o mesmo punho fechado com que respondeu à reivindicação da democracia de seu próprio povo nos últimos oito meses.


Israel e aliados pagariam caro por novo ataque a Gaza

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, também fez um alerta hoje a Israel e aos países que considerou como "os arrogantes que apoiam o regime sionista" ao dizer que pagarão caro por qualquer novo ataque contra a Faixa de Gaza.

Segundo a agência semioficial iraniana "Fars", Ahmadinejad fez esta declaração durante o ato da inauguração de uma fábrica na província iraniana de Kerman para a produção de matéria-prima na fabricação de aço.

"Não voltem a cometer o erro de atacar Gaza, já que vão pagar caro", ameaçou o presidente iraniano.

Ahmadinejad aproveitou para criticar o tratamento dado pelo Ocidente às atividades nucleares do Irã.

"Eles mentem e dizem que o Irã tenta produzir bombas atômicas, enquanto eles próprios têm bombas atômicas", afirmou.

O presidente iraniano comentou o enriquecimento de urânio a 20% no Irã e disse que, "segundo a lei, eles devem oferecer o combustível nuclear ao Irã".


Fonte: EFE
Share this article :

2 comentários:

  1. ...ele certamente não viu oque os E.,U.A. fizeram com o iraque que praticamente voltou a idade da pedra...ele prejudica seu pais,seu povo...e se acha dono da verdade buscando um desenvolvimento nuclear que de pacifico não tem nada....

    ResponderExcluir
  2. Ele não esta errado caro amigo, pois todo país tem o direito de desenvolver suas tecnologias, sejam elas de uso militar ou nõa, que são os EUA para julgar quem deve ou não ter acesso a essa ou aquela tecnologia? Se for assim, porque ninguem ainda foi acompanhar e auditar o arsenal nuclear israelense???

    Um peso e duas medidas???

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger