
O Brasil chegou a um acordo com os Estados Unidos para cooperar em defesa, o que inclui a realização conjunta de treinamentos militares e atividades comerciais do setor bélico, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo um comunicado do Itamaraty, o acordo possui uma cláusula de garantias que "assegura o respeito" aos princípios de integridade, inviolabilidade territorial e não-intervenção contidos no pacto de defesa da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), assinado em novembro passado.
A nota diz que todos os membros da Unasul foram alertados sobre a negociação com os EUA, que segue as linhas de acordos similares que o Governo brasileiro assinou com outros 28 países.
O documento, que será assinado em breve, também contemplará visitas mútuas das lideranças das Forças Armadas de EUA e Brasil, contatos em nível técnico, intercâmbios de estudantes e instrutores e visitas a navios.
Fora isso, a cooperação entre Brasil e EUA se estenderá à organização de programas de tecnologia de defesa e à realização de eventos esportivos e culturais.
O Governo afirma que o acordo foi estabelecido em torno de bases equilibradas, genéricas e mutuamente benéficas. Por isso, vai permitir "fortalecer o diálogo" entre os dois países e abrir novas perspectivas de cooperação no campo da defesa
Fonte: EFE
0 comentários:
Postar um comentário