quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Israel autoriza construção de 900 casas em Jerusalém Oriental


O ministro do Interior israelense, Eli Yishai, autorizou nesta terça-feira a construção de 900 casas em Jerusalém Oriental, parte da cidade reclamada pelos palestinos, informou um funcionário do governo de Israel.

"A Comissão de Planejamento e Construção (do ministério) autorizou a construção de 900 casas no bairro de Gilo", em Jerusalém Oriental, explicou a fonte.

Momentos antes, a rádio militar israelense havia anunciado que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, negou o pedido americano de congelar a construção de dezenas de casas nesse mesmo bairro.

Netanyahu rejeitou o pedido alegando que Gilo é "parte integrante de Jerusalém" e que não há nenhuma intenção de limitar a construção de casas no local. O primeiro-ministro destacou ainda que esse tipo de projeto privado não requer autorização do governo.

O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, criticou a solicitação americana, afirmando que era "discriminatória".

"A lei israelense não faz distinção entre judeus, muçulmanos e cristãos ou entre Jerusalém oriental e ocidental. O pedido de parar a construção em função da religião não é nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar do mundo livre", argumentou em um comunicado.

Os Estados Unidos reagiram à notícia através do Departamento de Estado, que classificou a medida como "desanimadora".

"Achamos a decisão do Comitê de Planejamento de Jerusalém de avançar o processo de aprovação para a expansão de Gilo, em Jerusalém, desanimadora", indicou o porta-voz do departamento, Ian Kelly.

Na segunda-feira, o emissário especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, dissera aos colaboradores de Netanyahu que este projeto pode provocar tensões com os palestinos e afetar as possibilidades de uma retomada das negociações, indicou a rádio.

A parte oriental de Jerusalém, onde vivem 200.000 israelenses e 270.000 palestinos, foi conquistada por Israel durante a guerra de 1967 e anexada.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger