
O ministro Nelson Jobim (Defesa) questionou nesta quinta-feira a promessa feita pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, de que a Dassault vai transferir 100% de tecnologia se vencer a licitação para fornecer caças para a FAB (Força Aérea Brasileira). Ele lembrou que a Dassault é uma empresa privada e o governo francês tem ações preferenciais, sem direito a voto.
No entanto, Jobim voltou a admitir a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela proposta francesa.
Segundo o ministro, isso ocorre em função da parceria estratégica firmada entre os dois governos. Ao lembrar que a Dassault não é uma empresa estatal, observou que somente a abertura das propostas vão permitir verificar se a promessa de Sarkozy será cumprida.
"Temos a afirmação do presidente Sarkozy de transferência irrestrita de tecnologia. Quero ver o que significa irrestrita na proposta que a Dassault faz, porque, observem bem, a empresa é privada, não é estatal. As ações que o governo francês tem são preferenciais, sem direito a voto", afirmou, após participar da abertura da 10ª Convenção Nacional da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
Jobim reiterou que a Aeronáutica avaliará vários aspectos das propostas, mas que a parte referente à transferência tecnológica será fundamental para a escolha da vencedora.
Estratégia
A respeito da estratégia nacional de defesa, aprovada no ano passado, Jobim informou que deverá fechar dentro de dois meses a conta a respeito do volume de investimentos que serão necessários para tirar o programa do papel. Ele explicou que o montante não vai superar o equivalente a 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) anual.
"Estamos levantando um estudo para fazer o cronograma físico e financeiro de todo o projeto", disse.
O plano prevê ações, ao longo de 20 anos, de modernização e ampliação dos elementos que compõem a defesa do território brasileiro, na esfera da Forças Armadas. Defendendo a adoção de um planejamento de longo prazo, Jobim disse que o plano é "arrogante" do ponto de vista de que serve para acabar com o "complexo de vira-latas" do Brasil.
Fonte: Folha
Nota do Blog: Vamos ver se os franceses vão honrar a palavra de seu presidente, caso contrário espero que a escolha recaia sobre o SAAB Gripen NG BR

.jpg)


O Jobim está fazendo o correto: pressionando todos os concorrentes.
ResponderExcluirÉ isso aí!
abraços a todos
Angelo, parabéns pelo blog ficou muito bom. Únicos parênteses:
ResponderExcluir1- Acho que o texto tá um pouquinho apertado, o que nos obriga a ficar girando muito a rodinha do rato.
2- Num consegui entender o sistema de postagem, rs. Queria entrar com minha conta do google, mas não consegui, rs.
2- V. Sa. deveria proibir a frequência, neste novíssimo e imaculado espaço, de certos maus elementos como o signatário anterior, rsrsrs... :)
Abraços e parabéns de novo.
Felipe Cps
Felipe você tem que estar logado na conta do google ou se preferir clica na opção nome/url e escreve seu nome, depois confirma e confirma de novo ai vai aparecer uma palavra pra validar e pronto.
ResponderExcluirAbraços amigo
Obs: O Hornet é meu grande amigo e colaborador
Felipe Cps,
ResponderExcluirbem vindo ao blog...hehehe
tava sentido sua falta aqui.
abração cumpadi!