domingo, 11 de outubro de 2009

Acordo Armênia -Turquia supera décadas de hostilidade


Os acordos de normalização das relações entre Armênia e Turquia assinados neste sábado em Zurique, Suíça, são "históricos" e representam a superação de décadas de hostilidade, disse Phil Gordon, secretário de Estado adjunto americano para assuntos europeus e euroasiáticos.

"Os chanceleres de Turquia e Armênia assinaram protocolos sobre relações diplomáticas e sobre desenvolvimento de relações diplomáticas, superando anos e inclusive décadas de hostilidade e divisão", declarou.

Gordon viaja com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que aterrissou neste sábado em Londres, escala de um giro de cinco dias a seis cidades europeias.

Clinton esteve em Zurique para presenciar a assinatura do acordo.

O presidente americano, Barack Obama, ligou para Hillary Clinton após a assinatura, enquanto ela se dirigia para o aeroporto de Zurique.

Fontes oficiais americanas disseram que Obama está "muito entusiasmado" com o acordo, o que ele considerou ser "um grande passo adiante".

A cerimônia de assinatura dos acordos aconteceu depois das intensas discussões sob os olhares das delegações de Estados Unidos, liderada pela secretária de Estado e Suíça.

As relações entre os turcos e os armênios sofrem há quase um século as consequências da lembrança das matanças e deportações de armênios em 1915-1917 (mais de um milhão e meio de mortos segundo a Armênia, e de 300.000 a 500.000 segundo a Turquia, que rejeita o termo de genocídio).

Depois de uma guerra de seis anos (de 1988 a 1994), Ereván tomou o controle deste encrave povoado de armênios no Azerbaijão, aliado da Turquia, que em 1993 fechou sua fronteira com a Armênia como represália.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger