O Exército Brasileiro (EB), solicitou via Pregão a compra de 100 novos mísseis anticarro ("antitanque") e 2 simuladores.
Trata-se de um acordo entre Brasil e Estados Unidos (EUA), onde será fornecido os 100 mísseis e os 2 simuladores de treinamento para as tropas especializadas.
Ainda não houve decisão sobre qual o míssil escolhido, mas entre os requisitos estão:
- Alcance de 5km, e compatibilidade com outro míssil com alcance de 10 km
- Uso em período diurno e noturno
- Peso de 14kg
- Utilização para outras funções, como o emprego contra infantaria e contra estruturas.
- Capacidade de ser lançado a partir de helicópteros
- Capacidade 'fire and forget', ou seja, 'dispare e esqueça', além de ser capaz de mudar de alvos durante o voo
Poucos mísseis são compatíveis com as especificações acima. Um destes é o Spike LR, feito pela Rafael israelense, e que já está em operação em diversos países, conforme destacamos neste artigo.
As capacidades anticarro do Exército
Atualmente, o EB opera alguns sistemas portáteis para a guerra anticarro, entre eles, o muito famoso canhão sem recuo Carl Gustaf de 84 mm (Suécia), o AT4 (Suécia) que é um canhão descartável (após o disparo, o canhão é jogado fora) sem recuo de 84mm, e o ALAC (Arma leve anticarro) também de 84mm desenvolvido nacionalmente, baseado no AT4.
No passado, o EB já operou os mísseis anticarro Eryx e Milan, mas eles já foram retirados do serviço ativo. O MSS 1.2 nacional segue com dificuldades no desenvolvimento e ainda não está operacional.
Como é possível observar, o EB não opera nenhum sistema de mísseis anticarro atualmente, limitando-se a operar canhões sem recuo. Mas com essa possível compra, pode-se mudar este cenário no futuro próximo.
Texto de estreia de Kauê Saviano Fiuza*, 'estagiário' do GBN Defense.
Bem-vindo ao time!
*Kauê Saviano Fiuza é estudante, passou a estudar assuntos militares com seus 12 anos, tendo foco em politica, geopolitica e militarismo mundial. Escreve com maior ênfase sobre as forças armadas brasileiras e sobre veiculos, tendo grande paixão por história e geografia.
GBN Defense - A informação começa aqui
Parabéns Kauê, sucesso na sua caminhad, Forte abraço 👍🏻
ResponderExcluirObrigado👍🏻
ExcluirJuro que queria ler Javelin ali kkkk
ResponderExcluir